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#39774
A primeira geração do Romantismo brasileiro possibilitou a criação de uma poesia voltada ao índio que era tido como um herói nacional. No entanto, na contemporaneidade os povos nativos não são vistos da mesma forma, mas sim têm suas línguas ameaçadas não só pelo contato com outras culturas, como também por serem desvalorizados no país.

A princípio, vale ressaltar que a relação com culturas diferentes é um fator que contribui para este impasse. Outrossim, com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500 houve a inserção de aspectos culturais dos colonizadores entre eles a fala. Logo, a imposição da língua portuguesa sobre a indígena, assim como o contato com os mecanismos culturais atuais como, por exemplo, a música e a televisão despertam nos nativos mais jovens um desinteresse em aprender o modo de fala da aldeia a qual pertencem.

Além disso, esta problemática é reflexo da desvalorização do índio no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 274 línguas indígenas são faladas no Brasil, apesar disso o português - idioma oficial do país - recebe maior importância não só nas escolas, como também nas mídias digitais. Por conseguinte,as variedades de línguas indígenas existentes são tidas como inferiores e irrelevantes,
dessa forma infelizmente é notória a falta de valorização dada aos nativos.

Portanto, é incontestável que a extinção de línguas indígenas é um obstáculo recorrente na sociedade. Cabe ao Ministério da Educação Junto à FUNAI - Fundação Nacional do Índio - implantar dentro de todas as aldeias existentes no Brasil aulas semanais, por meio de vídeos ilustrativos que expressem a riqueza cultural dessas línguas. Esse projeto contará com a ajuda de profissionais capacitados como, por exemplo, professores, A fim de preservar a linguística dos nativos e despertar o interesse dos índios mais jovens. Pois somente seguindo os ideais românticos e prezando pela valorização do Índio é que se alcançará uma sociedade igualitária.



@Andree
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#40896
Olá,@MariBrenda! Aqui está a correção dessa sua redação :arrow:

Tema: A EXTINÇÃO DE LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL.

INTRODUÇÃO:
A primeira geração do Romantismo brasileiro possibilitou a criação de uma poesia voltada ao índio que era tido como um herói nacional. No entanto, na contemporaneidade, os povos nativos não são vistos da mesma forma, mas sim têm [1] suas línguas ameaçadas, não só pelo contato com outras culturas, como também por serem desvalorizados no país.

Comentários:
[1] melhorável
.Introdução ok, mas poderia ter sido melhor elaborada.


DESENVOLVIMENTO 1:
A princípio, vale ressaltar que a relação com culturas diferentes é um fator que contribui para este impasse. Outrossim [1], com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, houve a inserção de aspectos culturais dos colonizadores sobre os índios ,entre eles, a fala[2] . Logo, a imposição da língua portuguesa sobre a indígena, assim como o contato com os mecanismos culturais atuais como, por exemplo, a música e a televisão, despertam nos nativos mais jovens um desinteresse em aprender o modo de fala da aldeia a qual pertencem.

Comentários:
[1] outrossim é um conectivo de adição, aqui deveria ser utilizado um de retomada.
[2] Faltou o complemento"sobre os índios" e a vírgula isolando o termo "entre eles"

.Eu acredito que se você tivesse permanecido apenas na ideia da sua alusão histórica e trazido para os dias atuais, seu parágrafo teria se saído melhor. Quando você a falar da música e televisão, modifica um pouco a linha de sentido, porque ela engloba a ideia dessa imposição que você está falando e incluindo também. Você acredita que essa imposição linguística na cultura deles gera mesmo um desinteresse neles? Ou melhor dizendo, gerou? Acredito que o genocídio causado nesse período contribuiu sim para essa extinção de línguas indígenas, não o fato que os próprios indígenas ficaram desinteressados, consegue me entender? Então poderia sim ter abordado essa questão passada trazendo mais para a atualidade. Não houve um desinteresse, repito, houve um genocídio, uma opressão, é diferente, então como você juntou tudo isso, ficou meio confuso.


DESENVOLVIMENTO 2:
Além disso, esta problemática é reflexo da desvalorização do índio no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 274 línguas indígenas são faladas no Brasil, apesar disso, o português - idioma oficial do país - recebe maior importância não só nas escolas, como também nas mídias digitais. Por conseguinte,as variedades de línguas indígenas existentes são tidas [1] como inferiores e irrelevantes, . Dessa forma, infelizmente é notória a falta de valorização dada aos nativos.

Comentários:
[1] melhorável
Bom, esse parágrafo está mais organizado e sua argurmentação é mais convincente, parabéns!


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Portanto, é incontestável dizer que a extinção de línguas indígenas é um obstáculo recorrente na sociedade. Cabe ao Ministério da Educação, unto à FUNAI - Fundação Nacional do Índio - ( AGENTES) , implantar dentro de todas as aldeias existentes no Brasil, aulas semanais (AÇÃO) , por meio de vídeos ilustrativos que expressem a riqueza cultural dessas línguas (MEIO). Esse projeto contará com a ajuda de profissionais capacitados como, por exemplo, professores (DETALHAMENTO) ,. A fim de preservar a linguística dos nativos e despertar o interesse dos índios mais jovens [1] (FINALIDADE). Pois somente seguindo os ideais românticos e prezando pela valorização do Índio é que se alcançará uma sociedade igualitária.

Comentários:
Sua proposta está com todos os elementos, contudo, ao meu ver, deixou muitas lacunas e poderia sim ter sido melhor elaborada. Veja, não entendi porquê se terá aulas semanais nas aldeias, visto que eles já sabem qual é a língua deles kkk, as aulas deveriam ser exploradas no Brasil, não restrigindas às aldeias, literalmente essa ação deveria ocorrer nas escolas do Brasil.
[1] a questão não é o interesse desses índios jovens, é a extinção da língua deles, e creio eu que o desinteresse deles não seja a causa disso, então cuidado com isso.


Notas finais:
Competência 1: 140
Justificativa: Bom domínio da escrita formal, apresenta apenas alguns desvios enquanto pontuação, ênfase dada às vírgulas.

Competência 2: 200.
Justificativa: Apesar da dificuldade no primeiro desenvolvimento, se salva no D2.
.Atende a estrutura dissertativa-argumentativa.
.Não foge e não há tangência ao tema proposto.
. Repertório do D2 consolidado, pertinente e produtivo diante argurmentação.

Competência 3: 160
Justificativa: faltou uma organização de ideias no D1 e a conclusão poderia ser melhor planejada.

Competência 4: 160
Justificativa:erro de conectivo no D1 e repetições de alguém termos no decorrer do texto.

Competência 5: 200
Justificativa: Todos os elementos visíveis, apesar de poder ter sido melhor elaborada.

Comentários finais:
Estude: vírgula, estratégias argumentativas e se atente aos conectivos e suas funções.

.Sua primeira tese poderia ter sido melhor desenvolvida, como comentei lá em cima, deveria se manter apenas nessa herança de imposição cultural, na ideia que você falou na sua introdução deu a entender que era pelo fato de estarem tendo contato com outras culturas, oque não é responsável por essa extinção, então atente-se mais a isso aí hahaha

É isso, espero ter contribuído de alguma forma nessa redação e peço que aguarde mais um pouco que em breve lerei sua próxima redação, apesar de tudo, parabéns pelo avanço!!

Abraços e bons estudos.

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