Em primeiro lugar, faz-se necessário entender a problemática que a exposição online descontrolada provoca.. Há uma gama de sites e aplicativos, onde o único objetivo é parecer superior a outros, exibindo nossas figuras que parecem ser longe de problemas. Postamos, diariamente, o que fazemos, o que comemos, o que vestimos e até onde estamos. Posteriormente não apenas exteriorizando-nos, mas trazendo em si o perigo contra nossa segurança.
É importante, no entanto, destacar que o problema não é a ferramenta tecnológica em si, mas a forma e as pessoas que fazem o mal uso dela. A internet junto coma as redes sociais vieram para facilitar nossas vidas. Por meio das mesmas podemos comunicarmo-nos em tempo real com pessoas que não estejam ao nosso redor. Porém a simples e útil ferramenta de comunicação, pode ser uma arma perigosa quando usamos para mostrar de nós muito mais que deveríamos.
Fica explicito, portanto, que o real problema é a falta de responsabilidade dos indivíduos em usar as redes. Contudo, as escolas em parceria com o governo e o departamento de mídias e divulgações , poderiam divulgar cartilhas reeducativas que impulsionassem o bom uso da internet para jovens e adultos. Não obstante7, para facilitar a punição de criminosos virtuais poderia ser a obrigatoriedade de registro com CPF em sites e redes sociais afins.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.