Em primeiro plano, o amor excessivo por si próprio pode ser apontado como uma causa desse problema. De acordo com o sociólogo Christopher Lasch, o narcisismo é um mecanismo de defesa contra problemas e ansiedades da vida moderna. Devido ao excesso de frustrações no mundo real, o indivíduo busca proteção no meio virtual através da reação positiva à sua imagem. Desse modo, cria-se a concepção por parte do sujeito de que quanto mais “posts”, mais retorno positivo ele terá e, assim, o ciclo de exposição se torna vicioso.
Outrossim, deve-se evidenciar que o lucro acima da segurança do usuário é, muitas das vezes, pelas corporações tecnológicas. Segundo a teoria marxista, o interesse pelo ganho financeiro é o objetivo maior em um sistema capitalista. Como a quantidade de publicações é diretamente proporcional com o lucro da empresa, não há interesse em diminuir os tipos de postagens que são feitos, incluindo aquelas que possam fornecer a localização de uma pessoa. Dessa forma, indivíduos mal-intencionados podem apropriar-se dessas informações e causar algum malefício ao criador da postagem.
Evidencia-se, portanto, que se expor exageradamente na internet, pode causar consequências negativas. Sendo assim, a implementação de consultórios de psicologia no SUS, através do Ministério da Saúde, voltado para o cuidado mental de pacientes que sofrem de ansiedade contribuirá para a diminuição da exposição excessiva. Além disso, o Poder Legislativo Federal, órgão do Estado que visa a criação de leis, deve providenciar uma nova legislação, através da sua Câmara dos Deputados, com o intuito de proteger os dados do usuário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.