Primordialmente, destaca-se a taxa de desemprego no país, pois é ela que contribui para o aproveitamento dos patrões na disponibilização da mão de obra barata. Dessa forma, é retratada na obra "Vida Secas" de Graciliano Ramos, a história de uma família nordestina que por causa da seca foi obrigada à migrar para outra região e sofre exploração trabalhista. Apesar de ser uma ficção, essa é a realidade de muitas pessoas que se submetem a um estado precário para sobreviver.
Ademais, com o desejo de qualificação profissional para conseguir um bom emprego, a jornada do trabalhador passou a se estende além das paredes de uma indústria ou empresa, e se estabelece na própria casa do indivíduo com apoio da era digital. Diante disso, o filósofo chinês Confúcio, diz que " é preciso escolher um trabalho que gostes e não terás que trabalhar nenhum dia em tua vida". Logo, essa afirmação contradiz com o que a sociedade moderna proporciona como, por exemplo, a ideia sobre aquele que trabalhar e se dedicar mais terá maior êxito.
Portanto, com a percepção dessa problemática , são essenciais medidas que resolvam a situação. Para tal, é dever das empresas de empregabilidade, das quais possuem autonomia para o estabelecimento de melhores condições proporcionadas aos funcionários, por meio de projetos de contratos que visem atender um maior número de pessoas sem necessitar da mão de obra abusiva, a fim de contribuir para uma boa conduta e prosperidade de todos os indivíduos envolvidos. Assim, será possível fazer com que eles não sofram exploração diferentemente do que ocorreu na Revolução Industrial e na obra Vidas Secas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.