Avatar do usuário
Por Josex4
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128971
De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota. Na sociedade moderna, muitos trabalhadores sofrem exploração trabalhista. Nesse sentido, seguindo a lógica de Sartre, a exploração laboral se enquadra como um tipo de violência, representando uma derrota para a classe trabalhadora. Desse modo, torna-se premente analisar as principais causas desse problema: a visão mercadológica das grandes empresas e a omissão do Estado.
Diante desse cenário, é válido destacar que a busca pelo lucro, exercida pelas grandes empresas, fomenta a exploração trabalhista. Nesse viés, segundo os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels, na obra "O Capital", o capitalismo prioriza a lucratividade em detrimento dos valores. Seguindo essa linha de raciocínio, as empresas que operam em regime capitalista priorizam a obtenção de lucro em detrimento da dignidade de seus funcionários, pois, em parte considerável das vezes, os trabalhadores exercem suas funções em ambientes inadequados, recebem salários baixos e enfrentam jornadas laborais cansativas. Isso acontece porque essas empresas reservam uma parcela muito pequena dos seus lucros para a melhoria das condições de trabalho, objetivando economizar e obter lucro máximo. Assim, enquanto a lógica mercadológica dominar, valores, como a dignidade dos trabalhadores, serão destruídos pela exploração laboral.
Ademais, a inércia estatal impede que a exploração no trabalho seja amenizada. Nesse contexto, de acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a democracia só é efetiva quando todos desfrutam dos mesmos direitos. Porém, nota-se que a postura inerte do Estado em relação à fiscalização contra a exploração trabalhista difere da lógica de Milton Santos, visto que a dignidade, um dos direitos previstos na Constituição Federal de 1988, não é desfrutada, democraticamente, pelos trabalhadores explorados. Logo, se o Estado não fiscaliza e não pune empresas que ferem a dignidade dos trabalhadores, ele, por consequência, impossibilita a diminuição da exploração laboral.
Portanto, é imprescindível discutir propostas para amenizar a exploração trabalhista na sociedade moderna. Para tanto, cabe ao Estado e aos sindicatos dos trabalhadores fiscalizarem e punirem empresas que exploram seus funcionários. Isso deve ser feito por meio da criação de um disk denúncia específico para os trabalhadores denunciarem explorações laborais sofridas por eles. Para evitar conflitos entre patrões e funcionários, a identidade da pessoa que faz a denúncia não deve ser divulgada. Essa proposta tem como finalidade mobilizar o Estado e os trabalhadores para acabar com a exploração laboral. Somente assim, a classe trabalhadora não será derrotada pela violenta exploração trabalhista.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
149 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
94 Exibições
por Pedro017
3 Respostas 
184 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
89 Exibições
por Nayara001sss
0 Respostas 
39 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
83 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
54 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
46 Exibições
por Matheus777
0 Respostas 
72 Exibições
por Walquiria0
0 Respostas 
25 Exibições
por honeymoonfr7

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM