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Por Eduardaglv
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No filme "tempos modernos", é retratada a alienação dos trabalhadores de uma fábrica, no século XIX, onde a revolução industrial estava no auge. Nesse viés, percebe-se a importância de debater o abuso trabalhista no mundo contemporâneo. Diante disso, é necessário argumentar a desigualdade de salário entre empregador e empregado, além de citar a omissão governamental quanto à precária vigilância do trabalho como fatores da problemática.

Cabe ressaltar, a princípio, o fato do empregador ganhar muito mais que o empregado. De acordo com o sociólogo, Karl Marx, Mais-Valia consiste no fato do patrão ganhar muito mais que o trabalhador. Nesse sentido, a exploração cometida pelo gerente na forma do trabalho pesado ou o longo período de trabalho, faz com que o empregador ganhe cada vez mais através do esforço do empregado que é mal remunerado. Desse modo, não havendo igualdade salarial a exploração trabalhista tende a estar cada vez mais evidente na sociedade.

Ademais, é fundamental salientar a negligência do governo, em virtude da falta de fiscalização do trabalho. Segundo Chico Xavier a omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime. Logo, o estado sendo um órgão responsável por garantir os direitos humanos, ao não conseguir cumprir, faz com que haja formas de trabalho totalmente desiguais ou até desumanas. É o caso dos refugiados que vai para outro país para consegui ter melhores condições, mas acaba tendo um trabalho análogo á escravidão, pois não há uma fiscalização adequada, dessa maneira, sendo explorados. Dessa forma, é necessário medidas para combater esse problema.

Portanto, cabe ao estado garantir igualdade salarial, por meio de leis que garantam a diminuição do desequilíbrio salarial, a fim de combater o abuso trabalhista. Outrossim, cabe à mídia mostrar a realidade de algumas empresas que praticam o trabalho escravo, através de programas de tv, de modo a dar fim ao trabalho explorado. Somente assim, a sociedade moderna não acabará alienada como no filme "Tempos modernos".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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