A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa o abuso dos serviços do proletariado. Esse contexto de inoperância das esferas de poder é exemplificado na tela “Operários”, de Tarsila do Amaral, que ilustra rostos desesperançosos, denunciando a ineficácia da garantia dos direitos trabalhistas. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, é evidente que a classe trabalhadora encontra-se desamparada. Nessa perspectiva, para a completa mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar o desejo exagerado de obtenção de lucro como outro fator que contribui para a exploração do assalariado. Posto isso, de acordo com o filósofo Karl Marx, o capitalismo funciona com a exploração do trabalhador, sem que esse receba um salário proporcional à atividade exercida. Diante de tal exposto, é notório que a indiferença em relação ao contratado é presente na sociedade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a exploração trabalhista. Dessarte, a fim de combater os abusos que subordinados sofrem, é preciso que o Ministério do Trabalho e Previdência - por intermédio de verbas governamentais - oriente a população sobre o empecilho, com a criação de campanhas publicitárias que alertem o corpo social sobre os tipos de abusos que podem ser sofridos no local de trabalho. Espera-se, assim, que a exposição do proletariado a diversos riscos, exposta na canção de Chico Buarque, delimitem-se apenas à obra.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.