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Por Barbara07
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#80490
A canção “Construção”, composta por Francisco Buarque de Hollanda, narra a vida de um trabalhador que morre em seu ambiente de trabalho. Para além da música, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, ocorre a exposição do empregado a diversos riscos, resultado da exploração trabalhista, amiudadamente semelhante ao exposto na composição. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a busca incessante pelo lucro.
A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa o abuso dos serviços do proletariado. Esse contexto de inoperância das esferas de poder é exemplificado na tela “Operários”, de Tarsila do Amaral, que ilustra rostos desesperançosos, denunciando a ineficácia da garantia dos direitos trabalhistas. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, é evidente que a classe trabalhadora encontra-se desamparada. Nessa perspectiva, para a completa mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar o desejo exagerado de obtenção de lucro como outro fator que contribui para a exploração do assalariado. Posto isso, de acordo com o filósofo Karl Marx, o capitalismo funciona com a exploração do trabalhador, sem que esse receba um salário proporcional à atividade exercida. Diante de tal exposto, é notório que a indiferença em relação ao contratado é presente na sociedade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a exploração trabalhista. Dessarte, a fim de combater os abusos que subordinados sofrem, é preciso que o Ministério do Trabalho e Previdência - por intermédio de verbas governamentais - oriente a população sobre o empecilho, com a criação de campanhas publicitárias que alertem o corpo social sobre os tipos de abusos que podem ser sofridos no local de trabalho. Espera-se, assim, que a exposição do proletariado a diversos riscos, exposta na canção de Chico Buarque, delimitem-se apenas à obra.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#80503
A redação está perfeita, mas só faltou desdobrar as argumentações dos desenvolvimento, corrigindo isso você tem tudo para alcançar o 1000! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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