• Avatar do usuário
#66082
A exploração trabalhista na sociedade moderna

A exploração trabalhista na sociedade moderna é um problema por vários problemas sociais e de saúde, como é mostrado no filme “Tempos modernos” de Charles Chaplin, que retrata a situação dos trabalhadores com a Revolução Industrial onde se preocupava apenas como lucro o famoso sistema capitalista, deixando de lado a condição física e mental dos trabalhadores, e ainda tornando-o exaustivo. Além do salário muita das vezes não sendo um valor digno e necessário para sobrevivência do indivíduo.
Em primeira análise, é notável que a alta carga horária de trabalho afeta os funcionários e a produtividade contrariando o próprio pensamento das empresas em só visar o lucro, com a o trabalho excessivo os empregados ficam mais cansados e acabam tendo menos rentabilidade. Visando isso, o funcionário são submetidos a condições extremas e desenvolvem doenças psicológicas, depressão, ansiedade, ataques de pânico e vários outras e em situações menos comuns, o suicídio. Como mostra a pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) onde cerca de 86% dos Brasileiros tem ou já tiveram transtornos mentais.
Além disso, Um estudo realizado na China em 2019 com o intuito de fazer pausas para a prática do laser no trabalho, como, esportes, leituras, estudos e se reconectar com a natureza indo a locais com ar livre, isso sem descontos do salário dos funcionários. Mostra a importância da compreensão das empresas em saber que o ser humano tem limites físicos e psicológicos.
Portanto, é papel do Governo criar leis de proteção a exploração trabalhista melhorando a vida da sociedade e construindo pessoas mais preparadas para o mercado de trabalho no Brasil. As empresas, podem disponibilizar espaços de descanso, isso resulta em menos faltas por questões medicas e diminuição do cansado extremo, e não tentar não elevar a carga horária de trabalho. Por fim será possível criar um pais mais democrático e menos explorador, como diz Imanuel Kant - o homem é o único animal voltado ao trabalho - .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Ei, perdão pela demora! Muito atarefada e[…]

Alguém corrige meu texto?

vc escreve muito bem parabéns!! eu achei d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM