Sob essa perspectiva, em muitos casos, as pessoas acabam por trabalhar sem condições básicas, por conta de acordos sem respaldo legal. Desse modo, por necessidades econômicas ou por situações maiores, como imigração clandestina, pessoas acabam por serem pegas em tais situações. Assim, seguindo a linha de raciocínio de Émile Durkheim, todo ato é exterior ao indivíduo, mesmo que imperceptíveis à sociedade. Com isso, por ser um problema socioeconômico maléfico para as relações sociais, com pouca visibilidade, acaba-se por ser um problema enraizado na sociedade, principalmente, nos interiores.
Ademais, a exploração trabalhista na sociedade moderna, de modo geral, se remete a fatores socioeconômicos, geralmente. Nesse contexto, mesmo que de modo obsoleto, ainda há pessoas que submetem a relações deploráveis, por conta de alguma categoria de auxílio, que deveria ser fornecidos pelo governo, como moradia, em casos extrema necessidade. Diante disso, a Constituição Federal, promulgada em 1988, prever que todos têm diretos e deveres. Sob essa ótica, desde o estado, como representante da vontade geral, não cumpri com suas obrigações, ele abre brechas para tais ocorrerem. Sendo assim, torna-se caótico essa questão, por se demostrar ser um fato de negligenciamento público.
Em síntese, objetiva-se sanar tal questão, não apenas na teoria, mas também, na prática. Sob essa ótica, cabe ao Ministério do Trabalho, em parceria com os meios midiáticos, por exemplo, a ‘internet’, através de ações afirmativas (aliados às políticas púbicas), desenvolver projetos de visibilizar e acabar com tal problema, gesticulando medidas extensivas e intensivas de combate. A fim de auxiliar a percepção social sobre essa questão, é imprescindível à divulgação de campanhas publicitárias de conscientização.··.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.