Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#57925
Durante a revolução industrial – período de extrema importância para um avanço industrial e tecnológico – o grande e repentino crescimento da indústria fez que milhares de pessoas se submetessem a condições insalubres de trabalho e moradia. Embora anos tenham se passado, e as leis tenham se tornado mais rígidas, a exploração trabalhista ainda persiste na sociedade atual, acometendo principalmente indivíduos de classe média-baixa. A falta de informação e conhecimentos sobre os direitos trabalhistas faz com que a população se exponha a condições ilícitas de trabalho o, esses que muitas vezes são propostas por empresas não registradas, das quais os órgãos públicos não possuem conhecimento.

Em primazia, a falta de conhecimento dos trabalhadores sobre seus direitos, faz com que muitos se submetam a exploração em seu local de trabalho. Diante deste cenário, em meados de 2020 os noticiários relataram a existência de uma mulher negra que a após a morte de sua mãe, foi cria por uma família de classe alta, mas que não teve aceso a educação e realizou trabalhos domésticos até 40 anos de idade, sem nenhum tipo de remuneração. Esses e outros casos mostram que esta condição de trabalho ainda está presente nos dias atuais, acometendo principalmente a população de baixa renda brasileira essa que além da falta de acesso à informação, normalmente não toma nenhuma previdência pois necessitam do meio em que trabalham para sustentar sua família.

Por outro lado, a existência de pequenas empresas não registradas quais os órgãos públicos não possuem conhecimento, acabam por sua vez, expondo os trabalhadores a longas jornadas de trabalho. O não cadastramento destas empresas faz com empregados não tenham acesso a direitos como bolsa família salário 13°, férias, aposentadoria – pois acabam não sendo contribuintes do INSS – além da falta de uma carga horária de trabalho estabelecida associada a não remuneração de acordo com o piso salarial da função exercida pelo trabalhador, fatores que contribuem não somente á exploração trabalhista, mas também à pobreza no Brasil, e causando ao trabalhador diversos problemas físicos – como cansaço, estresse, entre outros.

Portanto, evidencia-se a presença da problemática nos dias atuais. Diante disto cabe a administrações estaduais e municipais juntamente com o ministério do trabalho e emprego criar um programa baseado em uma campanha para levar informações de fácil acesso acerca dos direitos trabalhistas, a fim de que empregados não se submetam a determinadas situações e saibam como proceder caso algumas delas esteja ocorrendo, além disso deve haver a diminuição de impostos e burocracias, afim de incentivar o cadastramento de pequenas empresas, facilitando desta forma a fiscalização das mesmas por meio de órgãos públicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

"No meio de um caminho tinha uma pedra, tinha[…]

No Brasil, em relação à educa[…]

A pandemia do novo Corona Vírus que se inic[…]

Gostaria de saber aonde eu poderia encontrar a aba[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM