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#50881
Na obra “O cortiço'', o autor Aluísio de Azevedo retrata de forma crítica a prática escravista,onde a personagem Bertoleza, escrava do Senhor Romão sofria maus tratos e vivia em condições precárias. De maneira análoga, tal realidade proposta pelo autor pode ser relacionado a exploração trabalhista contemporânea,onde, por apresentar situações análogas a escravidão, a classe proletária enfrenta desafios quanto a essa modalidade de trabalho. Em suma, cabe analisar não só o desemprego mas também o descaso com os direitos trabalhistas.
Em primeira análise, é cabível destacar que o desemprego, advindo da atual crise econômica, fomenta os indivíduos a recorrer a qualquer oportunidade de trabalho. Sob tal viés, segundo o filósofo Karl Max, vende-se a força de trabalho como fonte de sobrevivência. Desse modo, a fim de garantir seu sustento atrelado à falta de emprego, o indivíduo se submete a abrir mão dos seus direitos, enfrentando longas e exaustivas jornadas de trabalho. Tal fato pode ser evidenciado por grande parte dos trabalhadores de “Uber” que ganhou grande destaque devido a este ser uma alternativa para o desemprego, onde, para para obter seu ganha pão enfrentam situações degradantes de trabalho.Logo, é nítido que a conjuntura Marxista confirma tal realidade que é um desafios à classe proletária.
Ademais, o descaso com os direitos trabalhistas induz a mentalidade errônea de priorização do lucro. Nesse sentido, pode-se traçar um paralelo com a Lei de Gérson, a qual expõe que é princípio do ser humano ganhar vantagens sem se importar com as questões éticas. Assim, para a obtenção de lucro, o patrão sujeita ao empregado cobranças severas, exigindo intensa produtividade em curto tempo corroborando ao trabalhador sofrer problemas físicos e psicológicos e assim negligenciando os direitos trabalhistas. Desse modo, é evidente que o descaso de tais direitos acentua a exploração laboral.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar o impasse. Para que possam ser superados os desafios supracitados, urge que o Governo Federal em parceria com o Ministério do Trabalho promova a fiscalização efetiva dos postos de trabalho, por meio da visitação anual destes atrelado a uma verificação se os empregados usufruem dos direitos trabalhistas, a fim de garantir tais direitos aos trabalhadores bem como seu pleno cumprimento. Somente assim, com tais medidas, a exploração trabalhista será uma problemática passada da história brasileira e distante da realidade de Bertoleza apresentada na obra “O cortiço”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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