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Por clara91
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O Artigo 6- da Constituição Federal de 1988 garante a todo brasileiro segurança. Diante disso, observa-se uma deficiência na efetivação desse direito quando idosos seguem sendo vítimas da exploração financeira. Sendo assim, é evidente que a problemática se propaga por meio da ganância e do etarismo.
Primeiramente, é relevante destacar que a ganância é um fator que contribui para a perpetuação dessa realidade prejudicial. Sob esse viés, no filme "Como Sair de Buffalo" ilustra de forma vívida o drama de uma idosa que sofre de Alzheimer e os antagonistas da história se aproveitam da doença dela cobrando dívidas já quitadas. Diante desse cenário, entende-se o quão vulneráveis são as pessoas de mais idade e a importância crucial de estabelecer uma sólida rede de apoio para não se tornarem um alvo fácil.
Ademais, cabe ressaltar como o etarismo promove o problema, generalizando a crença de que pessoas mais velhas são ingênuas e irrelevantes, tornando-as as vítimas mais comuns de golpes de criminosos e até mesmo da manipulação dos próprios familiares. Nesse contexto, ocorreu em 2013 um exemplo emblemático, em que o Ministério Público moveu uma ação contra três associações que ofereciam auxílios aos aposentados, visando conseguir que eles assinassem contratos para conseguirem cobrar por coisas que eles não receberiam. No entanto, a falta de conscientização sobre essa forma de violência contra uma minoria retarda a solução do empecilho.
Portanto, para que idosos deixem de ser vítimas da exploração financeira é dever da SNDPI investir em projetos que averiguem e assegurem que pessoas de idade avançada não estejam sofrendo nenhum golpe. Somente assim o Brasil superará os desafios que envolvem essa problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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