Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#59371
Sociedade excluída

Exclusão social, consiste no processo de exclusão, privação ou afastamento de determinados grupos ou indivíduos, julgados e marginalizados pela sociedade. Grande parte das exclusões sociais estão diretamente ligadas ao modelo econômico capitalista da sociedade contemporânea.

Uma minoria que sofre exclusão social durante séculos são os negros. O racismo os perseguem no mundo todo, consequência de uma grande desigualdade e séculos de dominação de uma raça sobre a outra. No Brasil, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 70% das vítimas de homicídio são negros. Outra pesquisa, realizada pela Oxfam aponta que a igualdade salarial entre negros e brancos ocorrerá no país apenas em 2089.

A luta contra o racismo racial ocorre desde muitos anos atrás. A década de 1950 foi marcada por uma cidadã norte-americana, chamada Rosa Parks, que foi um símbolo da resistência contra o racismo. Isso ocorreu após Rosa cometer uma desobediência civil, ao se recusar à ceder seu assento para um homem branco, em um ônibus. Ela foi presa e multada mas sua ação repercutiu nacionalmente, dando início ao movimento que lutava pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Portanto, a exclusão social não é uma questão atual e a luta contra ela é constante. Um dos principais métodos de combate a exclusão social é a diminuição da desigualdade social. É necessário uma maior conscientização da população, fazer projetos, protestos pacíficos como o "Black Lives Matter"(Vidas Negras Importam), que ocorreu nos Estados Unidos. Quanto maior a voz da população maior será o impacto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Alfabetização

No filme "Como estrelas na terra" &eacut[…]

NathaliaLima , olá, boa-noite! irei corrig[…]

Anninha , olá, boa-noite! irei corrigir su[…]

A vocação para o mercado de trabalho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM