Dentre alguns fatores temos a busca por trabalho durante o período estudantil e a crescente falta de desinteresse dos alunos pela escola sendo eles destaques dessa causa. Mesmo dispondo de poucos recursos e equipamentos, as escolas públicas em sua maioria não possuem profissionais capacitados para exercer atividades com o uso destes, além da falta de implementação de novos métodos de ensino. Pesquisas realizadas pelo Pnad (Pesquisa Nacional por amostra de domicílios) em 2018, destacou como um dos pontos mais relevantes a má infraestrutura de escolas causar tal impacto.
No século XXI, o aumento de novos recursos tecnológicos faz com que a introdução e acessibilidade da tecnologia no âmbito educacional aumente o contato e interesse de alunos por diversas esferas dentro do cronograma da escola, devido hoje em dia a internet ser a pauta do momento. Isso só será possível se o Ministério da Educação unir forças com as ONGs de ir em busca da criação de projetos que capacitem tantos os alunos quanto os professores com uso de equipamentos eletrônicos, uso da rede tecnológica e aula de informática básica dentro das salas de aula.
Não obstante, as escolas também farão sua parte através do aproveitamento máximo e conservação dos instrumentos oferecidos pelo governo que mesmo não sendo suficiente para todos fará com que os alunos se familiarizem com essa ideia. Pesquisas contínuas de desenvolvimento e nível estudantil aplicadas se fazem necessárias juntamente com a equipe de psicólogos que poderão prevenir a evasão do aluno através dos resultados obtidos que poderão sofrer mudanças caso ele esteja desinteressado dos estudos e que servirá também de alerta para que se possível faça uma reunião com a família em busca da solução. Dessa forma, todos os envolvidos estarão melhorando e ampliando uma das principais bases da vida e evitando o afastamento da mesma, à educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada