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#72054
Segundo a pensadora Hannah Arendt, "A essência dos direitos humanos, é o direito a ter direitos". No entanto, no que tange a evasão escolar na sociedade brasileira, os direitos descritos por ela não são cumpridos, seja pelo mal investimento governamental nas escolas, como também, a falta de acessibilidade e problemas pessoais, que acarretam ao abandono dos estudos, contribuindo assim para esta alta taxa de evasão.
Em primeira análise, é notório que tanto mal investimento no ensino, quanto nas estruturas, faz com que influencie na evasão escolar. Conforme o PNAD CONTINUA (Pesquisa Nacional Amostral de Domicílios Continua) há mais de 11 milhões de analfabetos no Brasil. Com isso, é evidente que a falta de investimento na educação, junto com a falta de acessibilidade, eleva o número de evasão e por consequência, os de analfabetos.
Ademais, como foi supracitado, a falta de acessibilidade e problemas pessoais são fatores contribuintes na evasão escolar.
De acordo com o IBGE, mais da metade da população adulta — maiores de 25 anos —não tenho ensino médio completo. Deste modo, a falta de acessibilidade de se locomover até a escola, bem como, problemas pessoais e familiares por exemplo, recorrem ao abandono dos estudos.
Portanto, diante dos fatos, mostra-se necessário o fim de evasão escolar na sociedade brasileira, por meio do governo federal e secretarias de educação, investindo nas estruturas e no ensino, disponibilizando veículos escolares para acessibilidade de todos, e desta forma, também criar políticas públicas para o incentivo ao estudo nas escolas, e em redes sociais para maior alcance.
Somente assim, a essência que Hannah se refere, seria concretizada na atual sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#72351
Oiii @Caio, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok?

observações
comentários
possíveis erros
reescrita/correção
desnecessário


introdução

Segundo a pensadora Hannah Arendt, "A essência dos direitos humanos, é o direito a ter direitos". No entanto, no que tange a [à] evasão escolar na sociedade brasileira, os direitos descritos por ela não são cumpridos, seja pelo mal investimento governamental nas escolas, como também, [como também pela] a falta de acessibilidade e problemas pessoais, que acarretam ao abandono dos estudos, contribuindo[,] assim[,] para esta alta taxa de evasão.

Boa introdução, estrutura bem definida, atente-se apenas às vírgulas.


d1

Em primeira análise, é notório que tanto mal [mau] investimento no ensino, quanto nas estruturas, faz com que influencie na evasão escolar.¹ Conforme o PNAD CONTINUA (Pesquisa Nacional Amostral de Domicílios Continua) há mais de 11 milhões de analfabetos no Brasil. Com isso, é evidente que a falta de investimento na educação, junto com a falta de acessibilidade, eleva o número de evasão e por consequência, os de analfabetos.²

¹ Não está errado, mas você concorda comigo que a construção desse período pode parecer um pouco confusa? Tente simplificar, deixei a seguir a reescrita do parágrafo. Nesse caso, caberia o uso do adjetivo mau, uma vez que o oposto seria o bom investimento.

² Faltou uma conclusão do raciocínio, algo pequeno mas necessário para concretizar sua argumentação.

Em primeira análise, é notório que o mau investimento tanto no ensino quanto nas estruturas possui forte influência na evasão escolar. [tópico frasal] Conforme o PNAD CONTINUA (Pesquisa Nacional Amostral de Domicílios Continua) há mais de 11 milhões de analfabetos no Brasil. [repertório] Com isso, é evidente que a falta de investimento na educação, junto com a falta de acessibilidade, eleva o número de evasão e por consequência, os de analfabetos. [argumentação] Logo, é preciso garantir a atenuação dessa conjuntura para que a educação possa progredir. [fechamento crítico]

No mais, repertório produtivo, argumento consistente e como erros apenas os pequenos detalhes que citei acima, parabéns!


d2

Ademais, como foi supracitado, a falta de acessibilidade e problemas pessoais são fatores contribuintes na evasão escolar.
De acordo com o IBGE, mais da metade da população adulta — maiores de 25 anos —não tem ensino médio completo. Deste modo, a falta de acessibilidade de se locomover até a escola, bem como, problemas pessoais e familiares[,] por exemplo, recorrem ao abandono dos estudos

¹ Faltou uma conclusão nesse parágrafo também, atente-se a isso na próxima vez.


conclusão

agente
ação
meio/modo
intuito
detalhamento

Portanto, diante dos fatos, mostra-se necessário o fim de evasão escolar na sociedade brasileira, por meio do governo federal e secretarias de educação, investindo nas estruturas e no ensino, disponibilizando veículos escolares para acessibilidade de todos, e desta forma, também criar políticas públicas para o incentivo ao estudo nas escolas, e em redes sociais para maior alcance.
Somente assim, a essência que Hannah se refere, seria concretizada na atual sociedade brasileira.

Proposta completa. Procure deixar a finalidade e o meio/modo um pouquinho mais explícitos!


É isso! Parabéns pelo desempenho no texto e conte comigo para o que precisar <3

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