Em primeira análise, é notório que tanto mal investimento no ensino, quanto nas estruturas, faz com que influencie na evasão escolar. Conforme o PNAD CONTINUA (Pesquisa Nacional Amostral de Domicílios Continua) há mais de 11 milhões de analfabetos no Brasil. Com isso, é evidente que a falta de investimento na educação, junto com a falta de acessibilidade, eleva o número de evasão e por consequência, os de analfabetos.
Ademais, como foi supracitado, a falta de acessibilidade e problemas pessoais são fatores contribuintes na evasão escolar.
De acordo com o IBGE, mais da metade da população adulta — maiores de 25 anos —não tenho ensino médio completo. Deste modo, a falta de acessibilidade de se locomover até a escola, bem como, problemas pessoais e familiares por exemplo, recorrem ao abandono dos estudos.
Portanto, diante dos fatos, mostra-se necessário o fim de evasão escolar na sociedade brasileira, por meio do governo federal e secretarias de educação, investindo nas estruturas e no ensino, disponibilizando veículos escolares para acessibilidade de todos, e desta forma, também criar políticas públicas para o incentivo ao estudo nas escolas, e em redes sociais para maior alcance.
Somente assim, a essência que Hannah se refere, seria concretizada na atual sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.