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Por Sarah2712
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#78489
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa a evasão escolar em pauta no Brasil, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão considerável. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa problemática. Nesse sentido, observamos o descaso do Governo acerca dessa temática. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratulista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no nosso país.
Ademais, é fundamental apontar o desinteresse dos alunos, por falta de estímulo, por parte da escola como impulsionador do aumento da evasão escolar no Brasil. Segundo a máxima do filósofo Emmanuel Kant “a educação é o vetor do progresso”. Diante de tal exposto, é necessário um incentivo por parte das escolas para atrair os estudantes, pois é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, é mister que medidas estratégicas sejam aderidas para alterar essa situação. Urge que as Secretárias Estatais, juntamente com o governo, por intermédio da mídia e da internet, criem programas de valorização da educação, destacando a importância desta fase para seu futuro. Por fim, cabe as comunidades escolares promoverem atividades que incentivem os estudantes a voltar para as instituições de ensino como incorporar diálogos como os aluno, criando oportunidades permanentes para que expressem suas demandas e opiniões,por exemplo. Assim, será concretizado o artigo 6 previsto na constituição
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Nanda
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#78524
Olá Sarah2712, sua introdução está 10 no primeiro e segundo período, porém, no último onde você deve apresentar a sua tese, ou seja, citar que fatores (de preferência doi) que você citou aqui : "análise dos fatores que favorecem esse quadro". Que fatores? Entende?
Já na introdução o corretor precisa saber que pontos/fatores você vai aprofundar nos desenvolvimentos.

No primeiro desenvolvimento seria ideal você especificar o que o governo não faz para piorar a problemática da evasão escolar?
No primeiro período você deve citar o argumento 1 no tópico frasal, você fez isso, mas não aprofundou ou especificou no segundo período e nem provou isso no terceiro período. O seu repertório é interessante, mas lembre-se, ele não vai provar nada por você.
Você também fez um ótimo tópico frasal no segundo desenvolvimento, sobre a falta de estímulo das escolas, mas que estímulo? Que tipo? Como ele influencia na evasão escolar? Deveria aprofundar isso do segundo período e provar no terceiro.

Suas ideias são perceptíveis, mas apenas ao ler o início dos parágrafos, tente citar a falta de estímulo das escolas e o descaso do governo na introdução para o corretor saber sobre o que vai ler no restante do texto.
Também é importante aprofundar a sua argumentação, ela (infelizmente) está rasa e genérica, o que precisa fazer é dizer tim tim por tim tim, ok?

Sua conclusão está quase completa, faltou apenas o detalhamento de algum dos agentes.

Espero ter ajudado!
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