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#50818
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a evasão escolar em questão no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o abandono escolar. Nesse sentido, muitos alunos são influenciados por outros fatores a tomarem essa atitude, tendo em vista que poucos têm acesso a direitos básicos. Essa conjuntura, segundo às ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que a principal causa é a falta de transporte escolar, o qual interfere muito na vida do estudante, e tem grande relação com a condição em que a pessoa vive. Segundo Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Diante de tal exposto, sem o acesso e o incentivo à educação, a criminalidade, o desemprego e a desigualdade serão cada vez mais presentes no grupo social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de projetos, disponibilize transporte gratuito para os alunos, e promova um ambiente escolar incentivador a fim de os alunos terem acesso e motivação para não abandonarem a escola. Assim, se consolidará uma sociedade mais favorável, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#50878
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a evasão escolar em questão no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o abandono escolar. Nesse sentido, muitos alunos são influenciados por outros fatores [quais?] a tomarem essa atitude, tendo em vista que poucos têm acesso a direitos básicos. Essa conjuntura, segundo às ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
* Precisa organizar suas ideias na estrutura: chamar o argumento + repertório (citação) + argumentação + arrematação

Ademais, é fundamental apontar que a principal causa é a falta de transporte escolar, o qual interfere muito na vida do estudante, e tem grande relação com a condição em que a pessoa vive. Segundo Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Diante de tal exposto, sem o acesso e o incentivo à educação, a criminalidade, o desemprego e a desigualdade serão cada vez mais presentes no grupo social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
* Acho que falta coerência e relação no desenvolvimentos, no parágrafo anterior você não tratou bem sobre a ausência de medidas e nesse parágrafo não desenvolveu a falta de transporte
* Esse parágrafo tá na estrutura certa, mas precisar relacionar melhor o tema


[coloque o conectivo primeiro] Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de projetos, disponibilize transporte gratuito para os alunos, e promova um ambiente escolar incentivador a fim de os alunos terem acesso e motivação para não abandonarem a escola. Assim, se consolidará uma sociedade mais favorável, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
* Trouxe uma intervenção para um problema só, não tratou sobre a falta de medidas. E deveria explicar melhor sobre essa falta de transporte, porque muitos estados possuem o passe livre para estudantes de escola pública.

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