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#50439
Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos possuem o direito a uma educação gratuita e de qualidade. Todavia, no Brasil hodierno, esse artigo se restringe ao âmbito teórico, posto que há um grave problema no sistema de ensino: a evasão escolar. Nesse viés, faz-se mister dissertar sobre esse panorama, que é edificado pelo falho método educacional empregado nas escolas, ressaltado o seu papel na construção da alienação popular, além de propor medidas para saná-lo.
Em primeira análise, é imprescindível explicar como a desistência estudantil se relaciona com a ação pedagógica criada pelo governo, no papel do Ministério da Educação. Para tanto, é necessário atentar-se para o fato de que a grade curricular foi montada de modo extremamente inflexível: a fim de ingressar em uma universidade pública, os estudantes precisam obter alto aproveitamento em todas as matérias, independente do curso almejado. Dessa maneira, o Estado é responsável por desestimular a prática de estudos, uma vez que ele limita a liberdade do jovem em escolher se aprofundar apenas nas áreas de interesse. Com isso, a evasão é uma consequência intrínseca a esse cenário, marcado pela obrigação dos alunos em aprenderem matérias que não gosta e que são pouco pertinentes ao seu futuro.
Em segunda análise, é imperativo pontuar a alienação social como consequência da desistência escolar. Nesse caso, vale destacar que vivemos em um mundo extremamente complexo, marcado pelas incertezas, pelo individualismo e pela enorme fluidez de informações - algo definido por Zygmunt Bauman como "Modernidade Líquida". À vista disso, é indubitável que, a partir da evasão das instituições de ensino - responsáveis por difundir ensinamentos importantes para introduzir os cidadãos na sociedade-, muitos indivíduos estarão inaptos a viver na contemporaneidade, estando sujeitos a serem alienados pela massividade de dados( bons ou ruins; verdadeiros ou falsos) em razão de seu baixo desenvolvimento intelectual, que deveria ter sido promovido pelos professores.
Portanto, cabe ao MEC - agente responsável pela manutenção do sistema educacional do país- reverter o quadro de desestímulo dos jovens pela vida acadêmica, por intermédio da criação de um novo método pedagógico, que deva valorizar as capacidades individuais dos alunos, com fito de impedir a alienação popular. Enfim, a partir dessa medida, todos os indivíduos estarão aptos a viver no complexo mundo descrito por Bauman.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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