Em primeira análise, é imprescindível explicar como a desistência estudantil se relaciona com a ação pedagógica criada pelo governo, no papel do Ministério da Educação. Para tanto, é necessário atentar-se para o fato de que a grade curricular foi montada de modo extremamente inflexível: a fim de ingressar em uma universidade pública, os estudantes precisam obter alto aproveitamento em todas as matérias, independente do curso almejado. Dessa maneira, o Estado é responsável por desestimular a prática de estudos, uma vez que ele limita a liberdade do jovem em escolher se aprofundar apenas nas áreas de interesse. Com isso, a evasão é uma consequência intrínseca a esse cenário, marcado pela obrigação dos alunos em aprenderem matérias que não gosta e que são pouco pertinentes ao seu futuro.
Em segunda análise, é imperativo pontuar a alienação social como consequência da desistência escolar. Nesse caso, vale destacar que vivemos em um mundo extremamente complexo, marcado pelas incertezas, pelo individualismo e pela enorme fluidez de informações - algo definido por Zygmunt Bauman como "Modernidade Líquida". À vista disso, é indubitável que, a partir da evasão das instituições de ensino - responsáveis por difundir ensinamentos importantes para introduzir os cidadãos na sociedade-, muitos indivíduos estarão inaptos a viver na contemporaneidade, estando sujeitos a serem alienados pela massividade de dados( bons ou ruins; verdadeiros ou falsos) em razão de seu baixo desenvolvimento intelectual, que deveria ter sido promovido pelos professores.
Portanto, cabe ao MEC - agente responsável pela manutenção do sistema educacional do país- reverter o quadro de desestímulo dos jovens pela vida acadêmica, por intermédio da criação de um novo método pedagógico, que deva valorizar as capacidades individuais dos alunos, com fito de impedir a alienação popular. Enfim, a partir dessa medida, todos os indivíduos estarão aptos a viver no complexo mundo descrito por Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada