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#50467
Sabe-se que no Brasil, cerca de 11 milhões de pessoas são analfabetos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Dessa forma, nota-se que o analfabetismo é um grave problema no Brasil, que é motivado por a desigualdade social e pelo trabalho infantil.
A princípio, é interessante notar que a desigualdade social é um problema gravíssimo na sociedade. O sociólogo, Robert Putnam, em sua teoria, Capital Social, “Quanto maior a participação popular, menor será os problemas sociais e, consequentemente, mais evoluída será a comunidade”, no entanto, os jovens entre 15 a 17 anos é o grupo mais vulnerável, pois, caso não voltem a estudar, terão altas chances de inserção precária no mercado de trabalho.
Ademais, vale ressaltar que o número de alunos que estuda e trabalha ao mesmo tempo, estar cada vez maior. Na frase de Immanuel Kant, “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, mostra que o homem é as suas ideias e o seu conhecimento, e que precisa de um ensino educacional para a sua formação cidadã, mas estão sendo atrapalhados por ter algumas necessidades, como ajudar os pais em casa ou no trabalho, causando a sua saída das escolas.
Portanto, o Ministério da Educação, deve promover uma educação mais acolhedora e inclusa, por meio de secretarias de educação estaduais e municipais, uma vez que estas estão mais próximas dos problemas educacionais da comunidade, a fim de caminhar para um quadro de pouca ou nenhuma evasão escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#50879
Sabe-se que no Brasil, cerca de 11 milhões de pessoas são analfabetos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) [pode usar somente a sigla]. Dessa forma, nota-se que o analfabetismo é um grave problema no Brasil, que é motivado por a desigualdade social e pelo trabalho infantil.
* Não contextualizou bem o tema, está mais para uma problematização. Precisava contextualizar a educação ou a evasão escolar

A princípio, é interessante notar que a desigualdade social é um problema gravíssimo na sociedade. Segundo o sociólogo, Robert Putnam, em sua teoria, Capital Social, “Quanto maior a participação popular, menor será os problemas sociais e, consequentemente, mais evoluída será a comunidade”. No entanto, os jovens entre 15 a 17 anos é o grupo mais vulnerável, pois, caso não voltem a estudar, terão altas chances de inserção precária no mercado de trabalho.
* Muito repertório e pouca argumentação

Ademais, vale ressaltar que o número de alunos que estuda e trabalha ao mesmo tempo, estar cada vez maior. De acordo com a frase do filósofo Immanuel Kant, “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, [ter inserido ponto final e iniciado o período com a argumentação > mostra que o homem é as suas ideias e o seu conhecimento, e que precisa de um ensino educacional para a sua formação cidadã, mas estão sendo atrapalhados por ter algumas necessidades, como ajudar os pais em casa ou no trabalho, causando a sua saída das escolas. [faltou arrematação]

Portanto, [faltou arrematar o tema antes] o Ministério da Educação, deve promover uma educação mais acolhedora e inclusa, por meio de secretarias de educação estaduais e municipais, uma vez que estas estão mais próximas dos problemas educacionais da comunidade, a fim de caminhar para um quadro de pouca ou nenhuma evasão escolar.
* Faltou detalhamento, solução muito generalizada, tem que melhorar, apresentar algo mais técnico

A Constituição Federal, promulgada e[…]

ahhh e qualquer coisa pode me marcar. Não s[…]

ahh e qualquer coisa pode me marcar

O livro "Os sofrimentos do Jovem Werther"[…]

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