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Por duckat
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A constituição federal de 1986, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° a educação e a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal direito não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a evasão escolar e a violência no Brasil. Portanto, faz-se necessário uma imperiosa análise dos fatos para entender as questões acerca dessa problematica.

Nesse sentido, observa-se que, hodiernamente, quase 40% das evasões escolares tem como principal motivação a necessidade do jovem de ajudar financeiramente em casa. Ainda nessa perspectiva, nota-se a relação entre o abandono da escola e o aumento exorbitante da lotação em centros para menores infratores. Nas ideias do filósofo contratualista John Locke, o Estado está indo contra o "contrato social", pois não está está cumprindo sua função de garantir direitos básicos como a educação e a segurança.

Malhação - Viva a diferença, vencedora do Emmy, retrata de forma objetiva o que está por trás dessa problemática. Nela, o jovem bolsista de 18 anos, Gabriel, abandona os estudos no último ano por apurofobia e elitismo. O garoto, após recorrer à todos responsáveis da instituição e receber recusa, para de frequentar a escola e se vincula ao grupo de arruaceiros do seu bairro, fazendo pequenos furtos e arrumando confusão, unicamente, com intenção de entrar em brigas. Esse cenário, ainda que midiático, reflete inteiramente o Brasil.

Em virtude dos fatos apresentados, torna-se evidente a necessidade de ação eficaz do Estado. Cabe ao governo, por meio de intensificações no combate à evasão, criar programas para permanência escolar, através de bolsas financeiras para família e suporte psicológico para alunos. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa e segura, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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