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Por csampaio
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#110671
A Constituição Federal de 1988 prevê - expressamente – que o acesso à Educação deverá ser acessível a todos, sem distinção de qualquer natureza. No entanto, o alto índice de evasão escolar se mostra um grande desafio para o Poder Público. Ampliado por problemas relacionados a pobreza, muitos precisam começar a trabalhar antes mesmo que concluam ao menos o ensino básico e como consequência disso, acabam sendo presas fáceis para o crime organizado.

Primeiramente, é importante destacar que a grande maioria dos jovens que abandonam a escola possuem situação familiar economicamente desfavorável. Por conseguinte, são postos para trabalhar antes mesmo que concluam o Ensino básico, a fim de ajudar financeiramente sua própria família. É um problema estrutural que, embora haja políticas sociais que visem a inibir essa problemática, o País ainda sofre as desigualdades que cominam em baixa escolaridade e aumento da violência.

Ademais, problemas relacionados a educação costumam desencadear outras: a violência. As fortes desigualdades somadas à falta de educação são capazes de fazer com que jovens sejam recrutados para o crime organizado, gerando uma série de violências que se espalham pelo país.

Portanto, é necessário um maior empenho do poder público juntamente com o Ministério da Educação, com vista a criar medidas que estimulem a redução da evasão escolar no Brasil. Somente assim os princípios adotados na Constituição serão alcançados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Reginaml
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#111043
A Constituição Federal de 1988 prevê - expressamente – que o acesso à Educação deverá ser acessível a todos, sem distinção de qualquer natureza. No entanto, o alto índice de evasão escolar se mostra um grande desafio para o Poder Público. Ampliado por problemas relacionados a pobreza, muitos precisam começar a trabalhar antes mesmo que concluam ao menos o ensino básico e como consequência disso, acabam sendo presas fáceis para o crime organizado.
( repertorio ok, relaciono ela com tema, entretanto, não teve sentindo o ponto final após o "poder público", ideal seria uma vírgula)

Primeiramente, é importante destacar que a grande maioria dos jovens que abandonam a escola possuem situação familiar economicamente desfavorável. Por conseguinte, são postos para trabalhar antes mesmo que concluam o Ensino básico, a fim de ajudar financeiramente sua própria família. É um problema estrutural que, embora haja políticas sociais que visem a inibir essa problemática, o País ainda sofre as desigualdades que cominam em baixa escolaridade e aumento da violência.
( tópico frasal ok, +argumentação ok, mas tá faltando a um repertorio/alusão/dados, que comprovem suas ideias, além da lacuna de conectivos que ligam de forma coerente suas ideias, falta o fechamento)

Ademais, problemas relacionados a educação costumam desencadear outras: a violência. As fortes desigualdades somadas à falta de educação são capazes de fazer com que jovens sejam recrutados para o crime organizado, gerando uma série de violências que se espalham pelo país.
( tópico frasal ok, porém argumentou pouco comparado o 2 parágrafo, ideal que os dois não tenham tanta diferença de linhas na hora do enem, se não pode prejudicar sua nota, falta comprovação desses fatos também e de conectivos, cade o fechamento?)


Portanto, é necessário um maior empenho do poder público juntamente com o Ministério da Educação, com vista a criar medidas que estimulem a redução da evasão escolar no Brasil. Somente assim os princípios adotados na Constituição serão alcançados.
( agente ok, fechamento ok, mas cadê o modo, meio, detalhamento e a retomada do argumentos?)

Dicas:
* Deixe para desenvolver os argumentos somente no 2 e no 3 parágrafo, apenas apresente eles na introdução.
* Procure usar repertorios/dados/alusoes históricas para comprovar sua argumentação.( existem repertorios que você pode usar em qualquer tema, da uma pesquisada)
* Use conectivos para conectar suas ideias durante o desenvolvimento.
* Estude bastante como não deixar nada faltando na conclusão, cada coisa que falta nela te faz perde ponto na competência 5)
*Evite deixar um parágrafo com quantidades de linhas bem inferiores aos outros.
* Não repita palavras, busque colocar sininimos. (apenas as palavras chaves do tema não te prejudica.)

Olá @csampaio essa é minha análise da sua redação, embora não seja realmente uma corretora, aconselho você estudar as redações 900+/1000, ver vídeos na Internet de mestres de redação como esses: "luma e ponto", "profinho", eles ensinam a fazer redação passo a passo e também dá uma olhada no que cada competência pede. Sua redação segue bem o padrão da redação enem, só que se quiser tirar uma nota melhor para ganha uma bolsa, busque aperfeiçoar mais ela, BOA SORTE!!
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Por csampaio
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#111046
@Reginaml,
Muito obrigado, Regina!
Me ajudou bastante. Vou me atentar nas próximas!
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