Diante disso, urge destacar a brecha educacional como potencializadora do impasse. Sobre isso, o educador Paulo Freire afirma que as instituições de ensino focam em métodos tecnicistas, deixando de lado o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Analogamente, a afirmação de Freire é vista nas escolas brasileiras, na medida em que essas entidades ignoram a necessidade de preparar os estudantes para terem um maior cuidado com a natureza nacional. Consequentemente, tal negligência acarreta a formação de indivíduos ignorantes acerca da importância da preservação ambiental e de ações que prejudiquem ou a preservem. Desse modo, os centros educacionais devem, urgentemente, adotar um novo posicionamento.
Outrossim, é igualmente necessário discutir sobre o pensamento ganancioso. Nesse viés, conforme o filósofo Karl Marx, o sistema capitalista visa ao lucro e, assim, ignora os efeitos negativos causados por essa busca excessiva de capital. De maneira semelhante, nota-se a indiferença de muitas empresas quanto aos impactos danosos causados pelas suas ações, tendo em vista que elas exploram excessivamente o meio ambiente, que possui artifícios limitados, com foco na obtenção de lucro. Por conseguinte, tais comportamentos causam resultados prejudiciais na natureza, como poluição e desmatamento do meio ambiente, contribuindo, assim, para um futuro em que predomine a pobreza ambiental e a escassez de recursos no Brasil.
Mediante o exposto, é preciso atenuar os problemas relacionados à falta de consciência ambiental entre os brasileiros. Com vista a isso, urge que o Ministério da Educação, por meio da presença de profissionais capacitados, professores e especialistas formados no assunto, adicione à grade curricular das escolas disciplinas que ajudem a formar um pensamento “ambientalista” nos alunos, a fim de acabar com a brecha educacional acerca do meio ambiente e fomentar o senso de preservação ambiental dos estudantes. Além disso, o governo deve implementar leis que obriguem as empresas a adotarem políticas ecologicamente corretas, com o intuito de frear os danos causados pelas suas intensas buscas por capital. Assim, o tema deixará de ser ignorado e será valorizado, como na “Teologia do Traste”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada