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Os meios de comunicação privados, a internet e o espaço público, são usados pela publicidade a fim de difundir determinadas ideias e produtos, porém, muitas vezes podem estimular o uso de produtos nocivos à saúde, como, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados, assim popularizando hábitos de vida não saudáveis. Além disso, há o incentivo ao consumo irresponsável, resultado do princípio da obsolescência programada, que consiste na diminuição proposital da vida útil dos produtos, pelos fabricantes. Deste modo compra-se mais do que o necessário, consequentemente gerando uma produção exagerada de lixo e aumentando a poluição do solo, do ar e da água.
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Ademais, observa-se que além do consumo desenfreado como consequência da publicidade há também a busca por adequação de classe. De acordo com o filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard, quando compramos um produto pela influência do "marketing", não estamos consumindo um objeto, mas um estilo de vida, ou seja, um conjunto de símbolos e de ideias as quais ele se associa. As propagandas utilizam de diversos artifícios de persuasão, dando a falsa impressão de que com a obtenção de certa mercadoria as pessoas conseguirão se encaixar em determinado grupo, reforçando a noção de pertencimento. Nessa concepção, entende-se que as pessoas muitas vezes compram produtos em razão de sua representação social, e não mais por sua funcionalidade.
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Em suma, entende-se que a propaganda possui grande papel modelador na sociedade. Por estarmos em constante contato com ela, somos influenciados em nossas pequenas decisões, desde o consumo excessivo de alimentos maléficos à saúde, ao uso de drogas lícitas, até à compra de produtos que cumprem apenas um papel simbólico e não exatamente funcional. Cabe às famílias regular a exposição excessiva de suas crianças e jovens à publicidade, sendo papel da escola também ministrar palestras alertando sobre os impactos do consumo desenfreado. Além disso, é importante que o governo estadual desenvolva políticas públicas que incentivem a prática do consumo consciente, bem como ao governo municipal direcionar mais verbas no setor de coleta, tratamento e reciclagem do lixo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada