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#57107
Na música, ‘’Sober’’, da cantora Demi Lovato, em sua letra é retratada a experiência pessoal da cantora com o uso de drogas e como ela não consegue largar seu vício. Paralelamente, no Brasil contemporâneo, o uso de drogas é uma crescente problemática. Isso se deve à negligência governamental ao não tratar o vício como uma questão educacional e de saúde nacional.
Segundo o filósofo Immanuel Kant, ‘’o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele’’, trazendo tal afirmação para o cenário atual, podemos evidenciar a falta de meios educacionais profissionalizados de combate à problemática. Inclusive, desde 1983, é vigente o PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência), tal com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre os jovens, através de orientação nas escolas, porém, tal iniciativa não mostra eficiência no cenário brasileiro. Isso se deve à falta de preparo dos profissionais e a inexistência de um sistema didático especializado para a realidade dos jovens. Ademais, como comprovante de tal afirmação, em 2016, o IBGE apontou que mais de 236,8 mil jovens tiveram contato com drogas ilícitas, naquele ano, tendo um aumento de 10% com relação ao ano de 2014.
Certamente, o governo implementou leis antidrogas, como a 11.343/2006, no qual prescreve medidas de prevenção ao uso de drogas, mas tais implementações não são, completamente, respeitadas. Segundo pesquisa do jornal, Gazeta do Povo, o número de óbtos, por consequência do uso de drogas, teve um aumento de 60% nos últimos 14 anos. Dessa forma, é comprovado a ineficiência do governo nacional, que não consegue intervir no consumo de drogas ilícitas, além de não conseguir intervir nesse problema de saúde pública que afeta milhares de brasileiros, todos os anos.
Portanto, fica claro a necessidade de medidas para atenuar a problemática, sendo elas, o aumento da fiscalização de tráfico, implementação de iniciativas de auxílio para os viciados e, principalmente, a implementação de uma didática antidrogas eficaz com os jovens. Assim, toda a população será amparada pelo governo e receberá por meio de campanhas na Tv e internet, por exemplo, toda informação necessária para a resolução da problemática
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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