Em primeira análise, é evidente a carência de educação nos presídios brasileiros, em que menos de 13% da população carcerária tem acesso a educação, segundo a Rede Brasil Atual, trazendo por consequência o descumprimento dos direitos humanos essênciais a todos.
Além disso, salas de aulas não foram homogêneamente distribuídas por todos os presídios brasileiros, o que paralelamente contradiz a Lei 12,245/2010, que determina a existência de unidades básicas de ensino nos sistemas prisionais. Com isso, é mister a superação destes empecilhos.
Infere-se, portanto, a necessidade de medidas capazes de mudar esse quadro alarmante. Por intermédio do Governo, através de verbas e projetos educacionais, criem mecanismos que tragam aprendizagem e formação de caráter aos indivíduos, mostrando que Zweig não estava errado em seu posicionamento sobre o Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada