Antes de tudo, é preciso salientar que o silenciamento da mídia é uma causa latente do problema. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão. Sob ssse viés, pode-se observar que a mídia infelizmente não está cumprindo o papel que deveria, em vez de promover debates sobre a importância da educação nos presídios brasileiros com a população, ela está negligenciando este cenário por estar relacionado aos presidiários e que eles não devem ter educação.
Ademais, outra causa para a configuração dessa problemática é a mentalidade retrógrada. De acordo com Derkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob esta lógica, é possível perceber que a questão da falta de educação nos presídios brasileiros é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, pois se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, a tendência é adotarem esse comportamento também, na qual, muitos grupos defendem que detentos não merecem estudos e sim, apenas pagar pelos crimes.
Portanto, medidas estratégicas serão necessárias para alterar esss cenário. Para isso, cabe ao MED criar campanhas que alertem sobre a importância desse assunto, por meio da produção de vídeos que revertam a má influência midiática no que diz respeito à educação nos presídios brasileiros, a fim de concientizar e trazer lucidez à população do problema. Nessas campanhas, seria viável convidar ex-detendos que foram beneficiados a relatarem suas experiências e publica-los nas redes sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada