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Por ESA2022
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#78250
Em relação á educação,familiar brasileira, é es-
cassa,atualmente a família basicamente não tem influência na vida das pessoas.E isso é péssimo para construção do intelectual da população bra-
sileira.
Um ditado muito falado na escola "a educação vem de berço" isso está mais do que certo, a base
educacional é da família, a classe social, o finan-
ceiro nada disso é relevante em relação a educação escolar hoje em dia, muitos relacionam
o financeiro a educação, quando na verdade o di-
nheiro basicamente não é exigido para ter um bom ensino, hoje em dia há várias oportunidades oque falta é o interesse.
O que impede as pessoas de terem a vida dos sonhos, o emprego que deseja são as más influ-
encias e falta de apoio familiar, tudo isso é capaz
de mudar o futuro de uma pessoa, desde pequenos somos influenciados por alguém e se inspiramos em alguém, esses fatos mudar a nos-
sa forma de agir,pensar e falar.
Portanto, o que deve mudar é a educação familiar que molda a pessoa do interno para o ex-
terno, é algo que pode verdadeiramente mudar frustrações futuras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Chrystian
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#78366
TEXTO CORRIGIDO:
Em relação á (1) educação, familiar brasileira, (2) é escassa,atualmente a família basicamente não tem influência na vida das pessoas. E isso (3) é péssimo para construção do intelectual da população brasileira. (4)
Um ditado muito falado na escola "a educação vem de berço" isso está mais do que certo, (5) a base educacional é da família, a classe social, o financeiro nada disso é relevante em relação a educação escolar hoje em dia, muitos relacionam o financeiro a educação, quando na verdade o dinheiro basicamente não é exigido para ter um bom ensino, hoje em dia há várias oportunidades oque falta é o interesse. (6)
O que impede as pessoas de terem a vida dos sonhos, o emprego que deseja são as más influencias e (7) falta de apoio familiar, tudo isso é capaz de mudar o futuro de uma pessoa, desde pequenos somos influenciados por alguém e se inspiramos em alguém, esses fatos mudar (8) a nossa forma de agir,pensar e falar.
Portanto, o que deve mudar é a educação familiar que molda a pessoa do interno para o externo, é algo que pode verdadeiramente mudar frustrações futuras. (9)

OBSERVAÇÕES DETALHADAS:
(1) : o correto é (à) não (á).
(2) : não se utiliza virgula entre sujeito (educação familiar brasileira) e verbo (é), o correto seria “a educação familiar brasileira é escassa.”
(3) : o correto seria não ter o ponto final antes da conjunção aditiva “e”, o certo seria assim: “não tem influência na vida das pessoas e isso é péssimo”
(4) : faltou introduzir suas teses, isso é muito importante.
(5) : faltou adicionar uma introdução a esse paragrafo, você deveria ter colocado algum conectivo como Primeiramente ou em primeiro lugar e logo depois introduzir qual seria a tese desse paragrafo. Por exemplo: “em primeiro lugar, a capacidade financeira não influencia na qualidade da educação familiar. a base educacional é da família, o financeiro não é relevante em relação a educação escolar, hoje em dia muitos relacionam o financeiro a educação(...)”
(6) : seus argumentos estão vagos, você precisa utilizar alguma referencia para afirmar o que está dizendo, por exemplo, é interessante que você utilize citações, artigos de leis, noticias e afins para introduzir o que você pretende dizer e depois desenvolver o argumento.
(7) : erro de paralelismo, o correto seria: “, o emprego que deseja é a má influência e a falta de apoio familiar.”
(8) : o correto seria “muda”
(9) : sua conclusão não está boa, faltou dizer quem iria resolver esse problema, através de que ele resolveria isso e para que finalidade ele resolveria esse problema.

COMPETENCIAS:
C1, GRAMATICA: 120 pontos, você cometeu muitos desvios de paralelismo, virgula, ponto final e acentuação.
C2, TEMA E REPERTORIO: 120 pontos, seus argumentos não apresentam fontes, por exemplo, ao dizer que a capacidade financeira não influência no intelecto, você deveria ter utilizado alguma noticia ou dado comprovando isso.
C3 ORGANIZAÇÃO: 120 pontos, você não introduziu quais seriam suas teses no primeiro parágrafo, além disso, você também não apresentou no começo do seu paragrafo 2 e 3, quais seriam as teses que argumentaria.
C4, CONECTIVOS: 120 pontos, apresenta um uso de conectivos limitado e, por vezes, os utiliza de maneira errada.
C5, INTERVENÇÃO: 40 pontos, ficou muito vaga.
TOTAL: 520 pontos


RECOMENDAÇÕES

Recomendo que estude mais sobre conjunções coordenativas e subordinativas, isso enriquecera seu uso de conectivos. Além disso, é interessante que antes mesmo de você começar a escrever suas redações, você pegue repertório, uma dica é procurar no youtube por citações que se encaixem em qualquer tema do enem. Outra coisa importante, é bom que você procure no youtube como fazer uma boa proposta de intervenção para o enem.
É isso, man, segue o baile, continue estudando que aos poucos você vai melhorando.
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Por Hods
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#83781
Olá vamos para a correção?

Legendas:

✅️ = Acertou
⁉️ = Deve desenvolver melhor
❓️= Faltou

Em relação á educação,familiar brasileira, é es-
cassa,atualmente a família basicamente não tem influência na vida das pessoas.E isso é péssimo para construção do intelectual da população bra-
sileira.

Deve conter na introdução:

- Repertório: Contextualização através de citação, fato do cotidiano, alusão literaria, historica etc. ❓️

- Tema: Você deve deixar claro o tema a ser abordado. ⁉️

- Tese: São seus argumentos, geralmente são usados 2 argumentos para um melhor desenvolvimento deles depois. ❓️⁉️

Um ditado muito falado na escola "a educação vem de berço" isso está mais do que certo, a base
educacional é da família, a classe social, o finan-
ceiro nada disso é relevante em relação a educação escolar hoje em dia, muitos relacionam
o financeiro a educação, quando na verdade o di-
nheiro basicamente não é exigido para ter um bom ensino, hoje em dia há várias oportunidades oque falta é o interesse.

O que fazer no desenvolvimento?

- Iniciar com o uso de conectivos = Primeiramente, Em primeira análise, etc ❓️

- Tópico frasal = É a ideia principal a ser desenvolvida no paragrafo.⁉️

- Usar de Explicações e exemplos = Através de citações, dados etc ⁉️

- Desenvolver seus argumentos, como fazer isso?
Uma dica importante é se fazer as seguintes perguntas: ❓️

1. Por que isso ocorre?
2. Como isso ocorre?
3. O que isso gera?

Com essas perguntas em mente, você deve buscar responde-las ao longo do seu desenvolvimento.

O que impede as pessoas de terem a vida dos sonhos, o emprego que deseja são as más influ-
encias e falta de apoio familiar, tudo isso é capaz
de mudar o futuro de uma pessoa, desde pequenos somos influenciados por alguém e se inspiramos em alguém, esses fatos mudar a nos-
sa forma de agir,pensar e falar.

O que fazer no desenvolvimento?

- Iniciar com o uso de conectivos = Primeiramente, Em primeira análise, etc ❓️

- Tópico frasal = É a ideia principal a ser desenvolvida no paragrafo.❓️

- Usar de Explicações e exemplos = Através de citações, dados etc❓️

- Desenvolver seus argumentos, como fazer isso?
Uma dica importante é se fazer as seguintes perguntas:❓️

1. Por que isso ocorre?
2. Como isso ocorre?
3. O que isso gera?

Com essas perguntas em mente, você deve buscar responde-las ao longo do seu desenvolvimento.

Portanto, o que deve mudar é a educação familiar que molda a pessoa do interno para o ex-
terno, é algo que pode verdadeiramente mudar frustrações futuras.

Conclusão:

- Iniciar com conectivos = Depreende-se portanto, "Faz-se mister" portanto etc ❓️

- Retomada do tema = É importante citar novamente o tema da redação para mostrar ao corretor que você tem dominio na argumentação.❓️

- Proposta de intervenção: Sua proposta deve conter:

1.Agente ( quem vai fazer?)❓️
2. Meio/ modo ( como vai ser feito?)❓️
3. Ação ( o que deve ser feito?) - detalhamento✅️
4. Finalidade ( O que isso vai melhorar?)❓️

Dicas: Revisar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, e usar os conectivos. Boa sorte!
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