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Por CORVINAL
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#111830
No filme" Até que a sorte nos separe" o protagonista vai à falência por não saber gerenciar o seu dinheiro . Analogamente à ficção, situa-se o Brasil, uma vez que de acordo com dados do Estadão cerca de 52% dos brasileiros não possuem planejamento econômico,por conseguinte,não tendo a educação financeira como um caminho garantido para o pleno exercício da cidadania. Sob essa ótica, há de ser analisado o fator que corrobora esse quadro; a negligência do Estado para com os direitos dos cidadãos.

Primeiramente,a indiligência estatal ratifica esse óbice. Na obra " Os bruzundangas" do escritor pré- modernista Lima Barreto é apresentado um cenário em que a escassez das garantias constitucionais estava no âmago dos entraves daquela nação . Nesse viés, torna-se plausível concatenar o livro do autor ao contexto brasileiro,dado que é previsto pela Constituição Cidadão , promulgada em 1988, o direito ao ensino a todos os indivíduos do país, incluindo o financeiro. No entanto,tal prerrogativa não tem sido garantida de maneira efetiva.

Consequentemente, respaldando a desinformação financeira no território, tendo em vista que a educação monetária não chega a todos. Segundo o IBGE 3 em cada 10 pessoas se encontram em situação de estresse financeiro no Brasil,fato esse que solidifica o argumento supracitado,posto que por não possuírem conhecimento do montante de suas dividas a longo prazo esses indivíduos tornam-se inadimplentes para com os seus credores. Dessa forma, dificultando o pleno exercício cidadão a partir do ensino financeiro.

Portanto, percebe-se que medidas precisam de serem tomadas para superar essa mazela. Destarte, cabe ao Estado,por intermédio do Ministério da Educação, juntamente com os bancos criarem políticas públicas para atenuar essa problemática, por meio da introdução de uma nova disciplina nas escolas que tenha o fito de ensinar as pessoas como gerenciar seu dinheiro e seus bens de maneira responsável. Quiçá,o filme" Até que a sorte nos separe" figurará somente nas telas dos cinemas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Higorvaz
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#111876
Olá, @CORVINAL! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional :mrgreen:


TIPO DE CORREÇÃO: ESTRUTURAL



Introdução:

No filme" Até que a sorte nos separe" o protagonista vai à falência por não saber gerenciar o seu dinheiro . Analogamente à ficção, situa-se o Brasil, uma vez que¹ de acordo com dados do Estadão² cerca de 52% dos brasileiros não possuem planejamento econômico,por conseguinte?,não tendo a educação financeira como um caminho garantido para o pleno exercício da cidadania. Sob essa ótica, há de ser analisado o fator que corrobora esse quadro; a negligência do Estado para com os direitos dos cidadãos³

1 - Adicione uma vírgula

2 - Adicionar outra vírgula

? - Essa parte ficou confusa, pois o uso do por conseguinte está inadequado. Você quer relacionar a falta de planejamento financeiro com a educação financeira, mas isso não está devidamente relacionado. "Por conseguinte" expressa consequência, ou seja, é viável usar isso caso você cite que a falta de planejamento financeiro é uma consequência da falta de educação financeira, não o contrário, como fez aqui. Isso deixou sua problemática confusa, por isso, reformule o período.

3 - Esse ";" pode ser um erro de digitação, mas sugiro que troque por ":". Falando da introdução, devido aos erros citados, sobretudo o (?), ela ficou um pouco confusa, entretanto, é possível compreender que o tema é o tema, por isso, não está ideal, mas tem o necessário :D


Desenvolvimento 1

Primeiramente,a indiligência estatal ratifica esse óbice. Na obra " Os bruzundangas"¹ do escritor pré- modernista Lima Barreto² é apresentado um cenário em que a escassez das garantias constitucionais estava no âmago dos entraves daquela nação . Nesse viés, torna-se plausível concatenar o livro do autor ao contexto brasileiro,dado que é previsto pela Constituição Cidadão , promulgada em 1988, o direito ao ensino a todos os indivíduos do país, incluindo o financeiro. No entanto,tal prerrogativa não tem sido garantida de maneira efetiva.³

1 - Adicionar uma vírgula

2 - Adicionar outra vírgula

3 - Bom, como você procura argumentar em defesa dessa tese no próximo parágrafo, atente-se somente a uma lacuna explicativa, pois você não diz de que forma essa prerrogativa não é garantida.

Desenvolvimento 2

[Consequentemente, respaldando a desinformação financeira no território, tendo em vista que a educação monetária não chega a todos. Segundo o IBGE¹ 3 em cada 10 pessoas se encontram em situação de estresse financeiro no Brasil,fato esse que solidifica o argumento supracitado,posto que por não possuírem conhecimento do montante de suas dividas a longo prazo² esses indivíduos tornam-se inadimplentes para com os seus credores. Dessa forma, dificultando o pleno exercício cidadão³ a partir do ensino financeiro./i]

1 - Adicione uma vírgula

2 - Adicionar outra vírgula

3 - Procure reformular, "dificultando o pleno exercício da cidadania".

4 - Você diz as consequências, mas não disse suas causas corretamente. Como assim a educação monetária não chega a todos? De que forma isso acontece? Você diz bem o que a lacuna educacional financeira faz no corpo civil, mas não diz de que maneira ela acontece. Por isso, explique melhor essa tese de que a educação em questão não chega a todos.


Proposta de Intervenção

Portanto, percebe-se que medidas precisam de serem¹ tomadas para superar essa mazela. Destarte, cabe ao Estado,por intermédio do Ministério da Educação, juntamente com os bancos² criarem políticas públicas para atenuar essa problemática, por meio da introdução de uma nova disciplina nas escolas que tenha o fito de ensinar as pessoas como gerenciar seu dinheiro e seus bens de maneira responsável. Quiçá,o filme" Até que a sorte nos separe" figurará somente nas telas dos cinemas.

1 - "De serem" é inadequado. O certo seria somente "ser"

2 - Adicionar uma vírgula

Proposta de Intervenção - Não consegui identificar seu detalhamento na proposta, por isso, irei descontar 40 pontos. Caso tenha, por favor, me diga depois :mrgreen:



Bom, percebo que você tem algumas dificuldades com vírgula, o que vai tirar alguns pontos seus. Também notei lacunas na argumentação, mais precisamente na falta de explicamento de como as coisas acontecem. Por isso, peço que continue treinando, melhore na argumentação, pois a gramática é somente leitura e escrita recorrente :mrgreen: Bons estudos e Até Mais!

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por CORVINAL
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#111881
Obrigado pela correção,irei me atentar para as próximas redações não cometer os mesmos erros
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