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Por Telles
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A educação financeira brasileira enfrenta um descaso tanto pela sociedade, quando não aborda tal assunto em casa, quanto pelo poder público, sem comprometimento com a educação básica. Dentre tantos fatores, destacam-se: O elevado consumismo por parte da família brasileira e o descaso público com a educação em si.
É importante frisar que a influência da mídia e a facilidade na concessão de crédito, financiamento e empréstimo fez com que a família consumisse de forma exagerada e sem planejamento. A educação financeira é essencial e não opcional. Criar reservas como algum tipo de poupança, planejar gastos e comprar o necessári, tornaria a vida financeira brasileira mais saudável e equilibrada.
Além disso, a educação sofre com o descaso do poder público, visto que, para o governo é mais caro manter um presidiário do que um aluno na escola, e mesmo assim as diretrizes não são mudadas. Falta bom senso, investimentos e incentivo à prática financeira, através de programas, cursos e capacitação de docentes. Portanto investir na educação é visar o futuro de uma sociedade ciente de qual decisão tomar.
Dessa forma, gastar com o necessário e de forma planejada tornou-se essencial para uma melhor qualidade de vida. É investindo desde cedo que se constrói um futuro promissor, com uma sociedade menos inadimplente, mais conciente no que tange às suas finanças e ao aliar com uma educação de qualidade se faz melhores cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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