Por Pipows
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O filósofo Platão defendia, na política, que o indivíduo apto a governar seu Estado seria aquele que obtivesse sabedoria, ou seja, defendia a educação como fundamental para o governante. Dessa forma, no mundo contemporâneo faz-se indispensável o conhecimento como forma de ascensão socio-econômica da população.
Com o advento das máquinas e tecnologias, período da Revolução Industrial que se estende até os dias atuais, a mão de obra qualificada é exigida com frequência no mercado de trabalho. Nesse contexto,visando o aumento de renda e sustentabilidade, a sociedade tende a terminar o ensino médio ,e ,por conseguinte, incita a procura nas universidades. Ademais, segundo dados, aumentou em 2013 mais de 1% dos trabalhadores que completaram a faculdade. De acordo com o fundador da crítica, Emmanuel Kant, é no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.
O conhecimento desenvolve no ser humano a possibilidade de ser crítico,e de argumentar em busca da verdade. A elite brasileira no século XX possibilitava acesso a voto, participação política e educação, restritamente para aqueles que compartilhavam da mesma ideologia ou que pudessem ser manipulados com ideias impostas de maneira convincente. Nesse sentido, o restante da população encontrava-se desprovida de informações, não possibilitando manifestações opostas às ideias que lhes eram empregadas.
Fica claro, portanto, que a educação, assim como a filosofia aplicava, é crucial para o desenvolvimento positivo de uma nação. Cabe aos governos, investir nas escolas para que o ensino seja de melhor qualidade, e também implante medidas que possa englobar toda a população periférica, disponibilizando auxílios para o transporte e alimentação. É importante que a mídia desenvolva por via televisiva ou redes sociais a importância do conhecimento para o empoderamento da população, que por muito tempo encontrou-se alienada de toda a situação política e social do seu país. Paulo Freire resumiu: a educação não muda o mundo, mas muda as pessoas que vão transformar o mundo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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