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#59941
No filme Escritores da Liberdade é retratado a história de uma professora que começa dar aulas a uma turma problemática da escola, composta de jovens que sofrem com familiares, preconceitos e criminalidades. A docente se dispõe a tudo para alterar essa realidade, principalmente por meio da educação. Fora da obra cinematográfica a sociedade vive dificuldades semelhantes as dos jovens do filme. Nesse sentido, convém analisar tal quadro e a possível forma de combate a esse impasse.

Primeiramente vale ressaltar que o acesso à educação é direito de todos os indivíduos, de acordo com o artigo 6 da Constituição e a ausência desse instrumento contribui para o aumento de uma população ignorante. Sob esse âmbito, infelizmente no Brasil há falhas no processo educacional, uma vez que para uma evolução fundamental é preciso investimentos, apoiadores do ensino e familiares exercendo cada qual o seu papel.

Além disso, no cenário atual do país, muitos enfrentam a precariedade estrutural nas escolas, o que contribui para o crescimento da evasão escolar. Consequentemente, com os jovens distante do colégio, os caminhos para a violência, criminalidades e problemas sociais se expandem, comprometendo o futuro social.

Assim, faz-se necessário a atuação do Ministério da Educação em parceria com todos os participantes do processo ensino-aprendizagem para a aplicação adequada da educação, por meio de investimentos estruturais nas escolas, incentivo da família no aprendizado e a ampliação do acesso à educação de qualidade, desde o ensino básico até o superior. Dessa forma, a transformação da sociedade por meio da educação será exercida e os cidadão conquistarão um futuro promissor, bem como o filósofo Immanuel Kant defende que o humano não é nada além daquilo que a educação faz dele.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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