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No filme ‘’ O menino que descobriu o vento’’, é retratada a história de um jovem menino do Malawi, que com o pouco conhecimento sobre eletricidade que adquiriu na escola, trouxe água para sua vila. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira vigente, a educação tem um grande potencial transformador para sociedade. Nesse sentido, faz-se necessário analisarmos como a precariedade do ensino público e a marginalização do corpo social acometem diretamente na ineficiência desta ferramenta transformadora no Brasil.

Primeiramente, vale ressaltar que uma educação de qualidade propicia ao indivíduo benefícios em sua comunicação, senso crítico, dentre outras habilidades intelectuais. No entanto, hodiernamente, o ensino público entregue ao jovem brasileiro, devido a sua debilidade, o impede de desenvolver tais competências. Consequentemente, a população canarinha perde a eficácia deste importante instrumento transformador na esfera urbana, estimulando assim, a deterioração de aspectos econômicos, sociais e culturais do país. Outrossim, consoante o filósofo Paulo Freire, ‘’ Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’’. À vista disso, compete ao Estado promover o aperfeiçoamento do ensino público ofertado ao brasileiro, efetivando o uso desta valiosa ferramenta.

Ademais, ressalta-se que há, no Brasil, uma evidente marginalização presente nas grandes cidades que exclui moradores de regiões periféricas do acesso à educação. Nesse contexto, nota-se que uma vasta parcela desses indivíduos desistem de frequentar o ambiente escolar, devido tanto à distância da instituição de ensino de sua casa quanto à fatores exteriores que incumbem para que esse jovem abandone os estudos. Dessa maneira, é lícito referenciar o sociólogo Émile Durkheim, que compara a sociedade a um ‘’ corpo biológico’’, por ser, assim como este, composta por partes que interagem entre si, logo, para que esse organismo seja igualitário e coeso é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Sob essa ótica, pode-se afirmar que é imprescindível viabilizarmos o acolhimento desses moradores no corpo social, assegurando-os seu direito a educação.

Diante do exposto, infere-se que medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Desse modo, é imperiosa uma ação do Governo Federal, através de investimentos na educação de base, articulando a redução da precariedade presente no ensino público e então possibilitar que a educação beneficie a população canarinha. É pertinente também que o Ministério da Educação, por meio de palestras em áreas periféricas, conscientize os jovens sobre a importância da escola e sua função transformadora na sociedade. Somente assim, poder-se-á usufruir desta essencial ferramenta e formarmos mais indivíduos como o jovem morador do Malawi.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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