Primeiramente, vale ressaltar que uma educação de qualidade propicia ao indivíduo benefícios em sua comunicação, senso crítico, dentre outras habilidades intelectuais. No entanto, hodiernamente, o ensino público entregue ao jovem brasileiro, devido a sua debilidade, o impede de desenvolver tais competências. Consequentemente, a população canarinha perde a eficácia deste importante instrumento transformador na esfera urbana, estimulando assim, a deterioração de aspectos econômicos, sociais e culturais do país. Outrossim, consoante o filósofo Paulo Freire, ‘’ Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’’. À vista disso, compete ao Estado promover o aperfeiçoamento do ensino público ofertado ao brasileiro, efetivando o uso desta valiosa ferramenta.
Ademais, ressalta-se que há, no Brasil, uma evidente marginalização presente nas grandes cidades que exclui moradores de regiões periféricas do acesso à educação. Nesse contexto, nota-se que uma vasta parcela desses indivíduos desistem de frequentar o ambiente escolar, devido tanto à distância da instituição de ensino de sua casa quanto à fatores exteriores que incumbem para que esse jovem abandone os estudos. Dessa maneira, é lícito referenciar o sociólogo Émile Durkheim, que compara a sociedade a um ‘’ corpo biológico’’, por ser, assim como este, composta por partes que interagem entre si, logo, para que esse organismo seja igualitário e coeso é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Sob essa ótica, pode-se afirmar que é imprescindível viabilizarmos o acolhimento desses moradores no corpo social, assegurando-os seu direito a educação.
Diante do exposto, infere-se que medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Desse modo, é imperiosa uma ação do Governo Federal, através de investimentos na educação de base, articulando a redução da precariedade presente no ensino público e então possibilitar que a educação beneficie a população canarinha. É pertinente também que o Ministério da Educação, por meio de palestras em áreas periféricas, conscientize os jovens sobre a importância da escola e sua função transformadora na sociedade. Somente assim, poder-se-á usufruir desta essencial ferramenta e formarmos mais indivíduos como o jovem morador do Malawi.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada