Em primeira instância destaca-se a escola como um grupo social, onde adquirimos conhecimento, visão de mundo e aprendemos a se comportar na sociedade, quando isso é feito incorretamente consequências são notadas, por exemplo: o analfabetismo, a evasão escolar, o elevado número de desempregados, entre outros.
Ademais a escola brasileira sofre por não está tão atualizada como as de outros países que proporciona grandes oportunidades. Não estamos cumprindo com a constituição de 1988 que diz que a educação é um direito de todos, a desigualdade interfere muito nesse quesito, onde as escolas públicas são as que mais sofrem, isto é, falta de ensino básico, falta de assistência ao aluno, professores incapacitados, até mesmo a falta de merenda, incentivando cada vez menos as crianças e adolescentes frequentarem a escola.
Portanto, o problema da educação brasileira deve ser solucionado, então cabe ao poder público juntamente com o ministério da educação, criar um projeto "Escolas são asas", onde iria financiar a rede educativa para criar redes de ensino de música, dança, teatro, esportes, abrindo oportunidades para o mundo. Isso ajudaria os alunos a querer tá na escola e melhorando a educação, isso também tiraria o fato que muitos rotulam a escola como um lugar pra apenas aprender a ler e escrever.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.