Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por Letsilva85
#37802
Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos mostram que mais de 7 mil órgãos foram doados em 2014. Embora seja uma conquista, o problema da doação de órgãos no Brasil continua presente, visto que são poucos casos no país. Dessa forma, em razão da negligência governamental e da lacuna educacional, emerge um problema a ser combatido.
Em primeiro plano, é preciso salientar que a negligência governamental é uma causa latente dessa problemática. Segundo Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar social. Porém, tal garantia não é colocada em prática no que se refere à doação de órgãos no cenário brasileiro, pois observa-se a falta de profissionais qualificados e hospitais especializados na realização de transplante, o que dificulta a ocorrência desse procedimento, tendo em vista que os pacientes precisam se locomoverem para outras cidades que ofereçam estruturas recomendadas para a doação.
Outrossim, a lacuna educacional ainda é um grande obstáculo para a resolução do impasse. Consoante a Paulo Freire, “ a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo “.No que tange ao transplante de órgãos, percebe-se forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo as salas de aulas conteúdos que ajam na resolução da questão.
Portando, é necessário desenvolver medidas para ampliar o número de doações. Para que isso ocorra, o Ministério da Saúde, responsável pela promoção e recuperação da saúde da população, deve promover a criação de hospitais com estruturas necessárias para a realização de transplantes, por meio do treinamento de equipes médicas especializadas nesse procedimento, com o objetivo de tornar a doação de órgãos acessível em áreas mais vulneráveis como cidades do interior. Além disso, o (MS), juntamente com o (MEC) , deve criar campanhas em escolas, com o intuito de mostrar a importância das doações para a sociedade. Feito isso, pode-se conquistar o maior número de transplante no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#37810
Não tenho muitos pontos a salientar.
Você entende de estrutura de redação, traz repertório, uma introdução com tese, boa conclusão.
Só achei seus argumentos fracos, e alguns poucos desenvolvidos como a parte dos pacientes terem q se deslocar.

O Brasil figura entre os países que apresen[…]

Falta de moradia

Olá INGRID25136 , tudo bem? Vou fazer alg[…]

GlendaMorais Olá, Poderia corrigir minh[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM