Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#57408
O mundo vem se desenvolvendo cada vez mais e, com isso, vem surgindo diversas culturas que predominam a sociedade brasileira, contribuindo assim, em uma enormidade de aspectos, tais como: música, dança, religião, culinária e idioma. É fulcral destacar a importância sobre essa diversidade cultural e religiosa dos afro-brasileiros, ressaltando a representatividade desse domínio, a fim de revelar cada vez mais o conhecimento, como também o preconceito enraizado diante dessa cultura afro-brasileira.
A princípio, de acordo com a lei 10.639, torna-se obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de rede pública e privada. É essencial realçar a representatividade Africana e indígena na sociedade, pois os costumes e tradições, os quais podem ser mencionados: mitologia, folclore, língua, culinária, entre outros, estão presentes como uma riqueza cultural desse grande continente, e faz com que as pessoas percebam sua verdadeira importância e, também, a ligação que essas tradições exercem sobre uma das mais festividades populares, como o Carnaval.
Ademais, o preconceito enraizado infelizmente acaba se tornando presente em toda essa cultura diversificada. As pessoas os observam como se eles fossem inferiores aos demais, além de sofrerem racismo e intolerância religiosa, pois essas mesmas pessoas querem sempre estar rotuladas à um padrão e, por isso, quando veem uma cultura diferente, estranham. Como dizia Santo Agostinho: "Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos". Ninguém tem que ser igual à ninguém, o respeito deve ser prevalecido, dependendo de qualquer coisa.
Portanto, faz-se necessário que a sociedade em si, se conscientize sobre seus próprios atos julgadores. É importante que as próprias famílias eduquem seus filhos a conviverem em harmonia e respeitar a diversidade cultural e religiosa dos afro-brasileiros, pois a maior parte da educação vem de casa. O papel das escolas é transpassar conhecimento e não ensinar a ter caráter.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#57423
O mundo vem se desenvolvendo cada vez mais e, com isso, vem surgindo diversas culturas que predominam a sociedade brasileira, contribuindo assim, em uma enormidade de aspectos, tais como: música, dança, religião, culinária e idioma. [faltou conectivo] É fulcral destacar a importância sobre essa diversidade cultural e religiosa dos afro-brasileiros, ressaltando a representatividade desse domínio, a fim de revelar cada vez mais o conhecimento, como também o preconceito enraizado diante dessa cultura afro-brasileira.

A princípio, [faltou apresentar o argumento antes] de acordo com a Lei 10.639, torna-se obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de rede pública e privada. [faltou conectivo] É essencial realçar a representatividade africana e indígena na sociedade, pois os costumes e tradições, os quais podem ser mencionados: mitologia, folclore, língua, culinária, entre outros, estão presentes como uma riqueza cultural desse grande continente, e faz com que as pessoas percebam sua verdadeira importância e, também, a ligação que essas tradições exercem sobre uma das mais festividades populares, como o Carnaval.

Ademais, o preconceito enraizado infelizmente acaba se tornando presente em toda essa cultura diversificada. [faltou conectivo] As pessoas os observam como se eles fossem inferiores aos demais, além de sofrerem racismo e intolerância religiosa, pois essas mesmas pessoas querem sempre estar rotuladas à um padrão e, por isso, quando veem uma cultura diferente, estranham. Como dizia Santo Agostinho: "Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos". [faltou conectivo] Ninguém tem que ser igual à ninguém, o respeito deve ser prevalecido, dependendo de qualquer coisa.
* Procure seguir a mesma estrutura nos desenvolvimentos:
* conectivo + apresentar argumento + conectivo + repertório + conectivo + argumentação + conectivo + arrematação


Portanto, faz-se necessário que a sociedade em si, se conscientize sobre seus próprios atos julgadores. [faltou conectivo] É importante que as próprias famílias eduquem seus filhos a conviverem em harmonia e respeitar a diversidade cultural e religiosa dos afro-brasileiros, pois a maior parte da educação vem de casa. [faltou conectivo] O papel das escolas é transpassar conhecimento e não ensinar a ter caráter.
* A intervenção tem que apresentar os elementos: AGENTE + AÇÃO + MEIO + FINALIDADE + DETALHAMENTO

Espero ter ajudado! :D
#57510
@IsabeleVic, o laranja é o verbo no gerúndio que é bom evitar, eu marco pra pessoa analisar se tem muito ou está normal.
Apresentar o argumento antes é você chamar ele antes de trazer o repertório. Sobre o que você vai desenvolver? Se observar, no 3º parágrafo você apresentou o que ia argumentar primeiro. É tipo uma introdução do parágrafo. Você não chega já trazendo dados e citação, você prepara o leitor pra essa informação.

gostei muito da sua redação, s&oacut[…]

A Constituição Federal de 1988 docum[…]

Oi, laracsz ! Aqui está sua correç[…]

Na Idade Média doenças mentais eram[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM