Avatar do usuário
Por Gabiiis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71307
Segundo a Organização Mundial da Saúde, violência pode ser definida como uso intencional da força física, ameaça contra si mesmo, outra pessoa, grupo ou comunidade que tenha como consequência o traumatismo, danos psicológicos, problemas no desenvolvimento ou a morte. Esse problema, que é mais frequente em áreas urbanas, está intimamente ligado com defasagens nos campos sociais, políticos e econômicos.

Na medida que o êxodo rural contribui para o crescimento rápido da população nas áreas urbanas, e isso tenha contribuído drasticamente para uma intensa urbanização das décadas de 60 e 80, o aumento acelerado de habitantes nas cidades também significa agravamento no sistema de financiamento de recursos no Estado. Chamado de macrocefalia urbana, o desprovimento dos serviços públicos como saúde, educação, transporte e lazer é, muitas vezes, o motivo principal para crimes como roubo, tráfico e crime organizado.

Em adição, a falha do Estado também se exemplifica no mau preparo dos policiais; a polícia brasileira é conhecida pela agressividade e corrupção, além de inúmeros casos de violência não justificada a pessoas pretas, principalmente homens. Consequentemente, o problema referente a brutalidade policial é motivado pelo racismo estrutural, e inviabiliza corpos pretos e periféricos e assim denota todo morador da favela como bandido. Não só isso, mas segundo o Departamento Penitenciário Nacional, pretos e pardos representam 61,7% dos dos presos no Brasil, que já acumula 700 mil pessoas encarceradas sem a mínima estrutura - o que faz a cadeia um grande foco de violência - e sem a real intenção de devolvê-las para a sociedade com possibilidades além do crime.

Assim sendo, a disseminação da violência urbana se explica analisando os contextos sociais e econômicos, portanto, fica sobre responsabilidade do Estado, em especial ministérios da Justiça e Segurança Pública, além de outros como o da Saúde, Educação e Infraestrutura, prover programas sociais e políticas públicas que mudam o cenário brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
127 Exibições
por danillxs
2 Respostas 
314 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
153 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
171 Exibições
por giovannafc
A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS
por sara5498    - In: Outros temas
0 Respostas 
101 Exibições
por sara5498
0 Respostas 
74 Exibições
por Kimmdoo10
0 Respostas 
50 Exibições
por vitoriafink
0 Respostas 
64 Exibições
por isas522
4 Respostas 
1536 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
138 Exibições
por marimont

Steve Jobs - inventor e criador da Apple - uma vez[…]

Em "Utopia", obra liter&aacut[…]

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM