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A violência existe desde os tempos primordiais e assumiu novas formas à medida que o homem construiu as sociedades.
Infelizmente, isso ainda ocorre pela fragilidade dos valores que regem as sociedades e pelos grupos de indivíduos que por se encontrarem em estado de violência, sentem-se no direito de querer fazer justiça com as próprias mãos, formando assim, um círculo vicioso que só contribui ainda mais para o avanço da violência.
Contudo, esse direito pertencente ao cidadão parece aos poucos ficar cada vez mais escasso, já que, alguns políticos atraídos pela corrupção, ao invés de atuar de forma limpa, visando o bem estar da população, desvia verbas que poderiam ser usadas para um maior policiamento nas ruas e também para a criação de mais escolas, por exemplo.
Essa ampliação em colégios promoveria uma maior inclusão de crianças e uma educação de qualidade melhor para elas e consequentemente, acarretaria na diminuição do índice de pequenos marginalizados, na minimização dos casos de violência e no impedimento do surgimento de novos criminosos.
Ainda nos dias de hoje, essa prática é muito recorrente e, na Biologia ela é justificada pelo conceito de que o homem age dessa forma porque antes dos valores morais ele é animal e atua como tal em determinadas situações.
Mas para que isso ocorra, cabe ao Estado atuar efetivamente com a ampliação de policiamentos e guardas municipais nas ruas, especialmente nas áreas periféricas e nas grandes cidades para que as pessoas possam se sentir mais seguras.
Por fim, a família como primeiro contato da sociedade, juntamente com a escola, deve ensinar desde cedo aos pequenos dentro de casa e nas aulas de sociologia, por exemplo, como viver em sociedade respeitando as diversidades existentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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