O contato com instituições de ensino de um indivíduo interfere nos índices de violência que ele possa sofrer. Estudos elaborados pelo TCE-RS e Ipea relata que quanto mais elevada a taxa de escolarização, menores serão os registros de violência. Dessa forma, a educação é um ponto crucial para segurança e expectativa de vida da sociedade.
A pandemia foi um agravante para o desemprego e o mesmo é um fator que influencia nas ocorrências de violência. O Ipea afirma que o aumento de 1% na taxa de desemprego entre homens de 15 a 65 anos eleva a taxa de homicídio na população em 1,8%. Sendo assim, com a atual condição do mercado e demissões de muitos funcionários os dados sobre as mortes iram subir de forma progressiva.
Portanto, para que o aumento da disseminação da violência seja sanado, medidas precisam ser tomadas. O Governo federal e estadual devem fazer uma melhoria nas escolas desde do nível fundamental e médio até as instituições de ensino superior por meio de direcionamento preciso de recursos financeiros da União como forma de investimento na educação brasileira, e contando com o apoio político dos parlamentares. Além disso, se faz necessário a reativação do comércio e abertura de novas empresas com aprovação do microcrédito, auxiliando os pequenos e médios empresários proporcionando emprego e renda. E dessa forma, a disseminação da violência no país será reduzida, e dados estatísticos elaborados pelo Ipea trarão melhores expectativas à nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.