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Por Rafinhaitz
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O Estatuto da criança e do adolescente proíbe o trabalho para menores de 15 anos no caso de sofrerem com condições insalubres ou perigosas. Diante da conclusão do Estatuto, é notável a preocupação do emprego infantil que acompanha esses jovens. Nesse sentido, em virtude da baixa renda familiar e a falta de permanência nas escolas, surge um complexo problema contemporâneo.
Em primeira análise, cabe ressaltar que a ausência de dinheiro no núcleo familiar ocasionem tal problema. Segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos, em sua obra ``As cidadanias mutiladas´´, a democracia só é efetiva quando atingem a totalidade do corpo social. Sob essa óptica, devido ao problema financeiro para completar a renda como consequência, esses direitos também assegurados pela Constituição Federal, são difratados pelas crianças. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.
Ademais, é importante salientar a má qualidade da educação atual também como pilar que sustenta essa problemática. De acordo com o relato Unicef "Fora da escola não pode", aponta que, entre as crianças que trabalham, 26% estão fora da escola. Sob esse viés, tem-se como consequência a escolaridade familiar escassa. Consoante ao pensamento do filósofo e educador Paulo Freire, a educação tem chave na mudança da sociedade.
Portanto, uma intervenção faz - se necessário. Para isso, é preciso que o Estado, em parceria com o Estatuto da criança e do adolescente, através de leis e de investimentos com planejamento adequado, combater à pobreza com a manutenção de programas sociais como o do (Bolsa) Família (OBS) para fornecer dinheiro e cestas básicas com a finalidade de conter o trabalho infantil e problemas financeiros. Além disso, devem fornecer assistência e desempenho nas escolas, atrás de cartões do estudante que auxiliam nas despesas. A partir dessas ações, poderá de consolidar um Brasil com menos problemas financeiros e reduzir á Exclusão Escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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