Em uma primeira análise, é indubitável o fato de que a ausência de dinheiro no núcleo familiar ocasiona tal problema. Uma vez que, a renda mensal se torna insuficiente na cobertura de gastos básicos, o trabalho infantil se torna comum, expondo assim tais individuos a condições perigosas e negligentes. Desse modo, fica claro que as crianças das baixas camadas sociais estão suscetíveis a tais riscos, já que possuem poucas condições financeiras.
Ademais, é necessário ressaltar que a negligência governamental é parte importante do referido dilema. Sendo assim, a falta de programas que visem ajudar tais famílias e garantir a permanência das crianças nas escolas, torna ainda mais dificil a erradicação do trabalho infantil. Consoante ao pensamento do filósofo e educador Paulo Freire, a educação tem papel chave na mudança da sociedade, evidenciando portanto, a necessidade de medidas que promovam uma didática forte a todos.
Em vista dos argumentos aqui apresentados, é indispensável medidas a serem tomadas pelo Governo Federal. Urge que o Ministério da Educação garanta apoio às famílias afetadas, por meio de programas sociais que forneçam renda e a inclusão das crianças no cenário escolar, a fim de erradicar o trabalho infantil no Brasil. Somente assim, será possível caminhar para uma sociedade justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.