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#59485
Atualmente um desafio que atinge a sociedade brasileira é o saneamento básico, á qual não existe em todas as regiões do país. No Brasil o saneamento é um direito de todos os cidadãos por lei, é dever dos governantes proporcionar formas para a universalização de serviços como esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, coleta de lixo e destinação adequada para esses resíduos e rejeitos. Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, ou seja, quase 100 milhões não são contemplados com coleta dos esgotos e apenas 45% dos esgotos são tratados.
O saneamento consiste em um conjunto de serviços compreendidos como: distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Os serviços de saneamento impactam diretamente na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Universalizar significa tornar algo comum a muitas pessoas, ou seja, garantir a todos os cidadãos a prestação desses serviços essenciais para o bem-estar e a saúde. Há diversos prejuízos com a falta de saneamento, dentre eles, crianças que vivem em áreas sem acesso ao saneamento básico tem redução de 18% do aproveitamento escolar.
Milhares de brasileiros se afastam de suas atividades e trabalhos por problemas gastrointestinais gerados pela falta de serviços básicos. A universalização do acesso aos serviços de saneamento básico é uma meta do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que foi aprovado em 2013. Ele estabelece metas, diretrizes e ações referentes ao saneamento básico nos próximos 20 anos. A universalização sanitária provocaria no país alguns benefícios, grande parte das doenças são disseminadas por meio da água sem tratamento e do esgoto a céu aberto, assim como pelos lixões que acumulam resíduos e por animais e insetos vetores de doenças.
Portanto, a falta de saneamento básico tornou-se um grande problema de saúde pública, que por consequência poderia contribuir para a universalização dos serviços essenciais. Universalizar é um projeto de longo prazo. Mas, com benefícios se houver uma manutenção do sistema. Com as medidas sanitárias, a população tem mais qualidade de vida e saúde e, dessa forma, se torna mais produtiva a fim de contribuir com o crescimento da economia do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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