Página 1 de 1

A dificuldade da juventude em ver um futuro profissional

Enviado: 24 Mai 2022, 15:07
por GioG
A frase "Escolhes um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nenhum dia da sua vida" do filósofo chinês Confúcio, é bastante conhecida e popular entre os jovens que estão para decidir as suas carreiras, e é tomada como verdade pela maioria. Porém, essa frase não se concretiza quando não há garantias de futuro para nenhuma profissão no mercado de trabalho. Hoje, a maioria dos jovens teme não garantir seu sustento, ou até mesmo ter seu emprego substituído por maquinas e inteligência artificial.
Inicialmente, não há garantia de sustento próprio com um salário mínimo. É certo que nos últimos anos o poder de compra do real vem diminuindo drasticamente, tendo perdido mais de 30% do seu poder de compra, em relação a moeda em 2017. Isto certamente colocou o trabalhador brasileiro em uma instabilidade financeira, e amedronta os jovens que começam a ingressar no mercado de trabalho.
Além disso, há uma grande preocupação com o desemprego tecnológico. Recentemente veio a público o conhecimento de uma inteligência artificial, chamada Dream, que cria pinturas e imagens, utilizando somente de uma descrição escrita. A Dream assustou muitos designers, ilustradores, e profissionais que trabalham com imagens, já que realiza o trabalho deles com uma facilidade e rapidez incomparável. É fato que as maquinas vem substituindo diversos tipos de trabalhos, o que causa uma grande insegurança em relação ao futuro de profissões, que antes eram consideradas insubstituíveis.
Portanto, é necessario diminuir as inseguranças da juventudoem relação à seu futuro profissional. Cabe ao Ministerio do Trabalhador e o Ministerio da Educação, em conjunto, criar meios de informação, como infograficos, e meios de educação, como palestras e oficinas, para que jovens que estão ingressando no mercado de trabalho tenham uma maior perspectiva de futuro profissional, e se sintam preparados para lidar com possiveis problemas proficionais e financeiros no futuro. Assim, será possivel que a citação de Confúcio se aproxime cada vez mais da realidade do jovem brasileiro.