serie “Aruana” de 2019 retrata a história de uma Organização não Governamental
criada por quatro amigas para proteger o Meio Ambiente na Amazônia. Embora
ficcional, a série estabelece um paralelo entre a obra e a realidade
brasileira, visto que, no presente, há os mesmos problemas ambientais na
Amazônia presentes na série.
Dessa
forma, e necessário ressaltar o efeito que, a exploração e devastação na
Amazônia promove na sociedade. Segundo os dados produzidos pela:
organização não governamental de Sistema de Monitoramento da Exploração da
Madeira, mais da metade da madeira explorada ilegalmente na Amazônia ficou concentrada:
em cem imóveis rurais.
Sendo
assim, a exploração ilegal na Amazônia tem avançado desda década de 70 e se
tornado um dos principais problemas ambientais do Brasil. Além disso, entre
2017 e 2021 o aumento da área devastada foi de 87,6%, saltando de 6.947 km² para
13.038 km². Como diz o Proverbio Indígena “Só quando a último peixe for morto e
o último rio for poluído e que o homem percebera que não pode comer dinheiro”.
Portanto,
medidas extremas são necessárias para solucionar o problema na sociedade
brasileira. Como instituir o imposto rural, aumentar a fiscalização do crédito;
para a agricultura é definir novas medidas para combater a devastação no Brasil
e na Amazônia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.