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#39863
O filme "escritores da liberdade" explora a carência de recursos para professores que desejam implementar mudanças. Sabe - se que, aqui no Brasil, geralmente, problemas como esse, ocorre em escolas públicas com sua grande precariedade e sacrifícios para professores, fazendo com que dificulte o aprendizado dos estudantes.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, mesmo sendo uma das profissões que mais tem disponibilidade de emprego, os professores não possuem a valorização merecida, nem no salário e nem no respeito. Uma pesquisa com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), afirma que o Brasil é o país com maior número de agressões aos professores no mundo. Em consequência disso, muitos estudantes se sentem desmotivados com o caminho que escolheu e, além disso, a sociedade brasileira juntamente com o governo, desrespeita a profissão menosprezando o seu devido valor.

Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para reduzir tal desrespeito. Primeiramente, o governo, junto com o ministério da educação, deve investir com mais abundância na educação - principalmente a pública - e na carreira dos professores, para que ambos tenham mais recursos. Pois, segundo o economista britânico Sir Arthur Lewis "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Também seria de grande importância que alunos tivessem contato com psicólogos no ambiente escolar para que possam equilibrar o emocional e suas ações. Assim, tanto os professores em geral quanto a educação pública seriam mais valorizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#40907
Boa noite,@Mfsousa! Tá tudo bem com você? Perdão demais pela demora... vou olhar agora sua redação, vamos lá? :D

Tema: A DESVALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES NO BRASIL.

INTRODUÇÃO:
O filme "escritores da liberdade" explora a carência de recursos para professores que desejam implementar mudanças. Sabe - se que , aqui no Brasil, geralmente, problemas como esse, ocorrem em escolas públicas com sua grande precariedade e sacrifícios para professores, fazendo com que dificulte o aprendizado dos estudantes.

Comentários:
Fiquei confuso enquanto seu ponto de vista, consigo ver nitidamente apenas a consequência, porque na ideia que você tenta mostrar de causa, não tem uma especificação. "Com" poderia ser trocado por "devido à"..

DESENVOLVIMENTO:
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, mesmo sendo uma das profissões que mais tem disponibilidade de emprego, os professores não possuem a valorização merecida, nem no salário e nem no respeito. De acordo com Uma pesquisa com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), afirma que o Brasil é o país com maior número de agressões [1] aos professores no mundo. Em consequência disso, muitos estudantes se sentem desmotivados (como?) com o caminho que escolheu e, além disso, a sociedade brasileira juntamente com o Governo, desrespeita a profissão menosprezando o seu devido valor (como?).

Comentários:
[1] que tipos de agressão?
Vamos lá, parece que você tenta unir a causa e consequência desse problema, certo? Em apenas um parágrafo. A pergunta a ser respondida é " conseguir fazer isso?" e eu te respondo: Não. Ora, por que não? Porque você não explica nenhum dos dois e não consegue comprovar os dois argumentos com esse repertório, além do fato dele não estar específico ao tipo de agressão (oque o torna improdutivo). Deu a entender que os professores sofrem agressão física kk, cuidado demais com isso.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para reduzir tal desrespeito. Primeiramente, o Governo, junto com o ministério da educação Ministério da Educação , (AGENTES) deve investir com mais abundância na educação - principalmente a pública - e na carreira dos professores, para que ambos tenham mais recursos (Ação+ finalidade) . , Pois, segundo o economista britânico Sir Arthur Lewis "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Também seria de grande importância que alunos tivessem contato com psicólogos no ambiente escolar para que possam podessem equilibrar o emocional e suas ações. Assim, tanto os professores em geral quanto a educação pública seriam mais valorizados.

Notas finais:

Competência 1: 160.
Justificativa: poucos erros gramaticais, visto somente erro de pontuação (vírgula principalmente) , letra maiúscula em substantivos próprios e erros de concordância .

Competência 2: 160.
Justificativa: Repertório improdutivo.

Competência 3: 80.
Justificativa: Texto desorganizado, você não selecionou seus argumentos na sua redação, oque comprometeu a defesa do seu ponto de vista, pois a sua argurmentação não aparece.

Competência 4: 160.
Justificativa: repetição de alguns termos no decorrer do texto e a ausência do conectivo no Desenvolvimento.

Competência 5: 120.
Justificativa: apresenta 3 dos 5 elementos cobrados. Por meio de quê essa ação será feita? Que detalhe a mais terá nesta ação? Ou demais elementos?

Recomendações :idea: : estude vírgula, concordância verbal e nominal, estrutura da redação dissertativa-argumentativa (veja modelos nota mil de alunos que já fizeram o Enem) na próxima tente adotar dois parágrafos de desenvolvimentos, tá bom? Para que sua nota venha aumentar na C3. É isto.

Espero ter contribuído de alguma forma, qualquer dúvida é só me falar, não sou nenhum corretor profissional e estou aqui aprendendo tanto quanto você :D

Abraços, e bons estudos. ;) ;)

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