Sob um primeiro olhar, percebe-se que a falta de debates configura-se como um dos desafios à solução do problema. Em contextualização disso, o filósofo Harbermaz traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação, com isso, para que essa desconsideração seja resolvida, faz-se preciso debater sobre. No entanto, pode-se ver uma lacuna no que refere-se a tal questão, que ainda é silenciada pela população que não devida atenção ao exposto. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumenta a chance de atuação nele.
Ademais, outra dificuldade enfrentada é ausência de mentalização social. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2017 e 2030 o mundo irá aumentar 46% de sua população somente com idosos. Em vista, essa comunidade continuará crescendo no país, portanto, a conscientização da população relacionada a inclusão e o respeito a essas pessoas é de extrema importância, pois, se não ocorrer a devida citação será inadmissível que o cenário continue a pendurar.
Dessa forma, para solucionar a desvalorização dos idosos pela sociedade, é preciso atacar o silenciamento e a falta de conscientização por parte da população, que configura como origem desta problemática. Desse modo, o estado deve proporcionar campanhas em diversas mídias de massa mostrando a importância que esses seres humanos transmite a comunidade brasileira, por meio de palestras que incentivam o respeito com finalidade de reduzir a desvalorização dessas vítimas no Brasil, consequentemente, beneficiando a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.