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#59156
A desvalorização do trabalho voluntário encontra no Brasil, uma série de empecilhos. Essa constatação pode ser comprovada através de dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quais demonstram que os números de voluntários, corresponde a 4,3% da população brasileira. Nesse contexto, torna-se evidente a falta de conhecimento, bem como o individualismo das pessoas.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de conhecimento da população sobre a questão. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não tem acesso a informação séria sobre o trabalho voluntário, sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.
Na obra "Modernidade Líquida" Zygmunt Bauman defende que a pós modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo, pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange a desvalorização desse trabalho. Essa liquidez que influi sobre a questão da falta de voluntários funciona como um forte empecilho para a sua resolução.
Por enquanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC, juntamente com o Ministério da Cultura devem desenvolver palestras nas escolas e "workshops"nas redes sociais, sobre a importância de realizar trabalhos voluntários, com o objetivo de trazer lucidez e erradicar esse problema. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe para a problemática com mais empatia, pois, como descreveu o poeta Leminski "Em mim, eu vejo o outro".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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