• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Cauannex
Quantidade de postagens
#92310
Segundo o IBGE, o Brasil é o nono país com maior desigualdade social no mundo. A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6, o direito de todo cidadão a saúde, educação e moradia. No entanto, tal prerrogativa não tem se concretizado efetivamente na prática quando se vê a desigualdade social no Brasil. Tendo base desta perspectiva, faz-se premente a análise dos fatores que lhe favorecem.
Em primeira análise, deve destacar a ausência de ações governamentais para combater a escassez de saúde e educação, dando prioridade para zonas periféricas, aonde se encontra grandes desvantagens e carência de serviços públicos em seu cotidiano, gerando atrito com o artigo 5 da Constituição Federal.
Além do mais, fundamental apontar a falta de moradia como aliada da desigualdade social no Brasil. Em decorrência disso, observa-se pessoas construindo lares em lugares inadequados, gerando difícil acesso para serviços públicos.
Conclui-se, com base no que foi exposto que, é deveras importante a atuação do governo, por intermédio de verbas, a melhoria da saúde e educação pública, também auxiliando em moradias de riscos, como margens de rios. Direcionando-lhes para um lar adequado, colocando em prática seu "Contrato Social".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

0
#92345
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Introdução: Segundo o IBGE, o Brasil é o nono país com maior desigualdade social no mundo. A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6, o direito de todo cidadão a saúde, educação e moradia. No entanto, tal prerrogativa não tem se concretizado efetivamente na prática quando se vê(levemente informal) a desigualdade social no Brasil. Tendo base desta perspectiva, faz-se premente a análise dos fatores que lhe favorecem.
- Você citou duas referências válidas, não é como se estivesse errado, porém, é desnecessário.
- Como um aprofundamento da temática você poderia ter citado algum caso de desigualdade social ou ter exposto mais essa oposição entre o que foi dito pelo IBGE e oque é dito na Constituição.


Desenvolvimento 1: Em primeira análise, deve destacar a ausência de ações governamentais(tese) para combater a escassez de saúde e educação, dando prioridade para zonas periféricas, aonde se encontra grandes desvantagens e carência de serviços públicos em seu cotidiano, gerando atrito(levemente informal) com o artigo 5 da Constituição Federal.(que artigo é esse?)
- Faltou tópico frasal.
- Faltou referência.
- Aonde - Movimento / Onde - Lugar fixo
- Problemas de concordância e vírgula.
- Faltou conclusão


Desenvolvimento 2: Além do mais, (é) fundamental apontar a falta de moradia como aliada da desigualdade social no Brasil. Em decorrência disso, observa-se(tome cuidado com pronomes oblíquos, reformule para: é possível observar que) pessoas construindo lares em lugares inadequados, gerando difícil acesso para serviços públicos.
- A falta de moradia não é uma causa e sim uma consequência da desigualdade, portanto, fica difícil citá-la como tese.
- Faltou referência.
- Problemas de concordância e vírgula.
- Não teve argumentação.
- Faltou conclusão.


Conclusão: Conclui-se, com base no que foi exposto que, é deveras importante a atuação do governo(AGENTE), por intermédio de verbas(MODO), a melhoria da saúde e educação pública, também auxiliando em moradias de riscos, como margens de rios(AÇÃO). Direcionando-lhes para um lar adequado(EFEITO), colocando em prática seu "Contrato Social"(ideia nova).
- O seu detalhamento parte de uma ideia nova, cuidado com isso, é desconsiderado.
- Não foi proposto nenhuma real proposta de intervenção aqui, que o governo tem que melhorar as instituições todos sabemos, porém, deve-se relatar projetos que façam isso!
- Alguns problemas de vírgula.


REVISÃO GERAL:
- Bom dia novamente @Cauannex !! Citei tudo de maneira geral que está faltando na sua redação, não se assuste com os pontos citados, ao contrário, use-os de inspiração e tente reescrever, porém, dessa vez, atento a eles. O primeiro passo para o aprendizado é analisar os erros e corrigi-los, aqui na plataforma você encontra ótimas fontes de referência e materiais de estudos, estarei aqui para qualquer ajuda que precisar!! Bons estudos ;) !!

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
2
Avatar do usuário
Por abiaacs
Quantidade de postagens
#92346
bom dia, Cauannex

li seu texto e deixei minhas observações em parêntese.


[Segundo o IBGE, o Brasil é o nono país com maior desigualdade social no mundo. A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6, o direito de todo cidadão a saúde, educação e moradia](tente escolher apenas um repertório sociocultural e explique sobre ele). No entanto, tal prerrogativa não tem se concretizado efetivamente na prática quando se vê a desigualdade social no Brasil. Tendo base desta perspectiva, faz-se premente a análise dos fatores que lhe favorecem.(quais são as causas que favorecem a desigualdade social no país? tente falar de maneira rasa sobre isso)

Em primeira análise, deve destacar a ausência de ações governamentais para combater a escassez de saúde e educação (para a sociedade), [dando prioridade para] (maiormente nas ) zonas periféricas, aonde (onde) se encontra (encontram) grandes desvantagens e carência de serviços públicos em seu cotidiano, gerando atrito com o artigo 5 da Constituição Federal. (explique aqui quais são essas ações que o governo deixa de fazer para que surja a desigualdade? você não especificou nenhuma. traga dados para comprovar seu argumento anterior e um tópico frasal de finalização)

Além do mais, (é) fundamental apontar a falta de moradia (a falta de moradia não é uma causa da desigualdade social e sim um reflexo dela. como você relatou em sua introdução que traria causas, tente pensar em um outro fator que favorece o surgimento das desigualdades sociais.) como aliada da desigualdade social no Brasil. Em decorrência disso, observa-se pessoas construindo lares em lugares inadequados, gerando difícil acesso para serviços públicos. (ausência de dados e tópico frasal de finalização)

Conclui-se, com base no que foi exposto que, é deveras importante a atuação do governo (especifique melhor), por intermédio de verbas, [a melhoria da saúde e educação pública, também auxiliando em moradias de riscos] (tente escolher apenas uma ação e foque nela. como a infraestrutura ou a educação ou a saúde. caso contrário, o corretor vai considerar que sua proposta está incompleta.), como margens de rios. Direcionando-lhes para um lar adequado,(os quais) colocando (coloca) (cuidado com uso de verbos no gerúndio) em prática seu "Contrato Social".

Estrei deixando um vídeo para que você estude e enriqueça seu texto. infelizmente ele está muito pequeno e expositivo. Vi que do texto anterior, quase nenhuma mudança foi feita, então espero que na próxima vez que escrever seu próximo texto, tente levar em consideração as correções anteriores.

PARA INTRODUÇÃO:



PARA O DESENVOLVIMENTO:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
2
#92374
Boa tarde @abiaacs e @Katsmoking. Obrigado pela correção, os dois apontam muito bem cada coisinha, e ajudam de mais, confesso que ultimamente estou mais focado no estudo de exatas, mas vou tirar um tempo para melhorar minhas redações utilizando cada observação apontada! Vocês ajudam muito! 😀🖤
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
73 Exibições
por Leticiaalllv
0 Respostas 
39 Exibições
por Deborax
0 Respostas 
54 Exibições
por Deborax
Desigualdade social no Brasil
por Gabyzinha12    - In: Outros temas
1 Respostas 
170 Exibições
por Gabyzinha12
Desigualdade Social No Brasil
por Gabyzinha12    - In: Outros temas
0 Respostas 
134 Exibições
por Gabyzinha12
A Desigualdade Social No Brasil
por Gabysilva25    - In: Outros temas
0 Respostas 
109 Exibições
por Gabysilva25
2 Respostas 
259 Exibições
por jheromagnoli
2 Respostas 
214 Exibições
por YsisDomingos
Desigualdade social no Brasil
por Jiso    - In: Outros temas
1 Respostas 
122 Exibições
por Jiso
1 Respostas 
146 Exibições
por YsisDomingos

A água é uma questão que vem […]

Os desafios para a atenuação dos efe[…]

1 bez

bom dia, R. li seu texto e minhas observaç[…]

Decretados pela ONU, em 1948, os direitos humanos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM