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Por Gabysilva25
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DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5° a igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa a desigualdade social, dificultando, deste modo, a universalização deste direito social tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade social. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a má distribuição de renda como impulsionador da desigualdade social no Brasil. Segundo uma pesquisa do Ipea aponta que o Brasil apresenta desigualdade total de renda 51,5% estando à frente de países como Estados Unidos. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de campanhas e debates, vise informar e criar soluções para combater esse problema. A fim de garantir a todos o direito de igualdade em quaisquer aspectos. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Lock.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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