Em primeira análise, cabe salientar que o cenário atual do país, além de corroborar com o cenário do século XX, piorou, visto que a concentração de renda de 1% dos mais ricos da população é o mesmo que 50% dos mais pobres. Nesse sentido, fica evidente que em relação a atividades educativas e socioculturais, grande parcela do povo brasileiro não consume e usufrui igualmente, uma vez que somente 21% dos habitantes do pais têm nível superior e 42% não consume cultura. Tal conjuntura, de acordo com Marx, é resultado da ideia de que as condições sociais são influenciadas pelas condições econômicas. Assim, pode-se contextualizar que os mencionados fatores contribuem para com o aumento de índice de violência e criminalidade, do desemprego e para com a diminuição de um desenvolvimento social pleno.
Por conseguinte, é igualmente preciso destacar que, essa parcela marginalizada da sociedade desconhece de seus direitos essenciais, previstos e garantidos pela Constituição Cidadã, e passam a considerá-los privilégios que só serão conquistados ao "mudarem para uma vida melhor". Por outro lado, mesmo os indivíduos que reconhecem suas condições sociais e direitos, são silenciados tanto pela sociedade quando pelo próprio Estado que não se prontifica em proporcionar informações sobre os direitos de todos, principalmente à aqueles que são mais vulneráveis e ignorantes.
Portanto, frente a tal problemática, faz-se imprescindível que o Ministério Público, responsável pela manutenção da ordem jurídica, reivindique do Estado um melhor desenvolvimento de políticas sociais que garantam aos alunos do Brasil o seu pleno direito ao consumo cultura e educação através de um redirecionamento de verbas ao Programa de Auxílios Estudantis (PAE). Além disso, é também necessário que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) promova práticas inclusivas e informativas por meio de instituições educacionais e de debates nas redes sociais para que seja entregue à grande parte da população tal conhecimento essencial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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