• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#71690
O Artigo 6 da Constituição Federal brasileira de 1988 garante a todos os brasileiros o direito à educação, saúde, trabalho, lazer, segurança e previdência social. Direito esses que o Estado deve oferecer a sua população para se ter uma vida digna. Entretanto, essa realidade apresentada pelo artigo não é vista na sociedade contemporânea brasileira. Devido a extrema desigualdade social existente causada pela má distribuição de renda e pela falta de investimentos do Estado na área social.

Nesse viés, a má distribuição de renda à população colabora para o aumento das desigualdades sociais. Pelo fato de dificultar a mobilidade social, proporcionando que as pessoas pobres continuam cada vez mais pobres e as ricas cada vez mais ricas. Conforme dados de 2019, divulgados pela ONU, Organização das Nações Unidas, o Brasil tem a segunda maior concentração de renda do mundo, em que 1% da população rica detinha cerca de 30% da renda do país.

Ademais, a falta de investimento do Estado na área social colabora para o aumento das desigualdades sociais no Brasil. Segundo pesquisas brasileiras do ano de 2020, os investimentos em saúde e educação caíram respectivamente, 4,3% e 16% em comparação com o ano de 2019. Dificultando assim, o acesso aos direitos básicos da população, como também aumentando as desigualdades sociais.

Portanto, medidas devem ser elaboradas para combater as desigualdades sociais na sociedade brasileira. Através do Governo Federal, juntamente do Ministério da Economia, com a elaboração de projetos com a finalidade de distribuir a renda de forma mais igualitária a toda população. Além de, oferecer á população mais saúde, educação e trabalho, através do aumento de leito de hospitais, construção de escolas e universidades e oferecendo mais vagas de emprego à toda população. Dessa forma, o Estado estará cumprindo o artigo 6 da Lei Maior, proporcionando uma vida digna a todos.
@pierre064 @EmillyySilva Silva @ekettory @geoca
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#71968
Oioi, tudo bem? Mil perdões pela demora! Lembrando que sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro/falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

O Artigo 6 da Constituição Federal brasileira de 1988 garante a todos os brasileiros o direito à educação, saúde, trabalho, lazer, segurança e previdência social. Direito (Direitos) esses que o Estado deve oferecer a sua população para se ter uma vida digna. Entretanto, essa realidade apresentada pelo artigo não é vista na sociedade contemporânea brasileira. (Esse cenário é presente..) Devido a extrema desigualdade social existente causada pela má distribuição de renda e pela falta de investimentos do Estado na área social.

DESENVOLVIMENTO 1:

Nesse viés, a má distribuição de renda à população colabora (contribui) para o aumento das desigualdades sociais. Pelo fato de dificultar a mobilidade social, proporcionando que as pessoas pobres continuam cada vez mais pobres e as ricas cada vez mais ricas. (FALTA DE CONECTIVO) Conforme dados de 2019, divulgados pela ONU, Organização das Nações Unidas, o Brasil tem a segunda maior concentração de renda do mundo, em que 1% da população rica detinha cerca de 30% da renda do país. (FALTOU FECHAMENTO DO PARÁGRAFO)

DESENVOLVIMENTO 2:

Ademais, a falta de investimento do Estado na área social colabora (tente usar outra palavra) para o aumento das desigualdades sociais no Brasil. (FALTA DE CONECTIVO)Segundo pesquisas brasileiras do ano de 2020, os investimentos em saúde e educação caíram respectivamente, 4,3% e 16% em comparação com o ano de 2019. Dificultando assim, o acesso aos direitos básicos da população, como também aumentando as desigualdades sociais (FECHAMENTO).

CONCLUSÃO:

Portanto, medidas devem ser elaboradas para combater as desigualdades sociais na sociedade brasileira. (FALTA DE CONECTIVO) Através do Governo Federal, juntamente do Ministério da Economia (AGENTES), com a elaboração de projetos (MEIO) com a finalidade de distribuir a renda (EFEITO) de forma mais igualitária a toda população (DETALHAMENTO). Além de, oferecer á população mais saúde, educação e trabalho, através do aumento de leito de hospitais, construção de escolas e universidades e oferecendo mais vagas de emprego à toda população(AÇÃO). Dessa forma, o Estado estará cumprindo o artigo 6 da Lei Maior, proporcionando uma vida digna a todos.

Essa é minha análise sobre seu texto! Ao meu ver, têm uma ótima estrutura! Só se atente aos pontos abordados no decorrer da análise.

⚠️ATENÇÃO: não sou muito boa com as competências, então darei a pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

Espero ter lhe ajudado de alguma forma! Beijão <3

(Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha análise não sou corretora.)
Saúde Pública no Brasil

OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia estej[…]

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Jean Jaques Rosseau, filósofo iluminista, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM